Topo

Lisboa lança mostra sobre 50º aniversário de Brasília

14/12/2010 17h56

Lisboa, 14 dez (EFE) - O meio século de Brasília está retratado numa exposição inaugurada nesta terça-feira em Lisboa, em Portugal, com o objetivo de divulgar a origem e a trajetória da cidade criada em 1960 para ser a nova capital do Brasil.

A mostra "Brasília, 50 anos: meio século da capital do Brasil" será exibida até o dia 12 de janeiro em 600 metros quadrados na Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC), onde se encontra uma maquete gigante da cidade, documentação histórica sobre a cidade, assim como mapas e plantas arquitetônicas.

Construída no planalto central do Brasil, "a cidade é uma das capitais com melhores índices de qualidade de vida com previsão de um futuro promissor", contou à Agência EFE a responsável pela mostra, a brasileira Danielle Athayde.

"Quem vive em Brasília está satisfeito com a cidade. Além das atividades culturais, não registra a violência de outras cidades como Rio de Janeiro além de ser acolhedora", garantiu Athayde, que projetou a exposição durante seu trabalho de tese.

A mostra também conta com um ciclo de cinema sobre a cidade e 34 imagens inéditas de Fábio Colombini, arquiteto e fotógrafo especializado em registrar a biodiversidade brasileira.

Planejada por Lúcio Costa e com edifícios assinados por Oscar Niemeyer, Brasília começou a ser construída em 1958 para abrigar meio milhão de habitantes, e atualmente registra mais de 2,5 milhões.

A cidade projetada na forma de avião, acolhe parte dos edifícios mais importantes do país, entre eles a residência do presidente, e dispõe de amplas avenidas.

"Brasília, 50 anos: meio século da capital do Brasil" já foi exposta em Madri, com mais de 10 mil visitas em dois meses, e com previsão de passar ainda pela Alemanha e França.