Topo

Morre José Mindlin, "o maior colecionador de livros" do Brasil

28/02/2010 13h52

São Paulo, 28 fev (EFE).- O bibliófilo brasileiro José Mindlin, que durante sua vida comprou quase 40 mil livros e por seu amor à literatura foi nomeado membro da Academia Brasileira de Letras, morreu hoje em São Paulo aos 95 anos, informaram familiares.

Mindlin, filho de judeus nascidos em Odessa (Ucrânia) que emigraram ao Brasil, era o proprietário da empresa Metal Leve, dedicada à fabricação de peças para automóveis, e, embora nunca tenha escrito um livro, sempre teve grande paixão pela literatura.

Em particular, se dedicava à busca de livros considerados "raros" e as primeiras edições de obras antigas, que engrossaram sua enorme coleção que em junho de 2006 foi doada à Universidade de São Paulo, instituição pela qual se formou em Direito.

No mesmo ano, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, na qual ocupava a cadeira de número 29, anteriormente do escritor Josué Montello, autor de "Os tambores de São Luis".

"De forma alguma, esta eleição coroa uma vida dedicada aos livros", declarou Mindlin à época.

A morte do bibliófilo foi lamentada hoje por personalidades do mundo da cultura e inclusive da política, como o ex-chefe de Estado e atual presidente do Senado, José Sarney, que também é membro da ABL.

"É uma perda extraordinária. Mindlin era um homem que tinha um amor pelos livros maior que todos os amores e foi um dos grandes incentivadores da cultura brasileira", expressou Sarney em nota.