Topo

Tumulto em festival alemão termina com 80 detidos e 15 policiais feridos

Policiais durante conflito no festival Schlossgrabenfest, na Alemanha - Jan Huebner/Imago
Policiais durante conflito no festival Schlossgrabenfest, na Alemanha Imagem: Jan Huebner/Imago

03/06/2018 15h24

Cerca de 80 pessoas foram detidas e 15 policiais ficaram feridos durante violentos tumultos nas primeiras horas deste domingo (3) no festival de música Schlossgrabenfest, realizado da cidade de Darmstadt, no oeste da Alemanha.

Os distúrbios ocorreram de madrugada, depois que uma multidão de jovens muitos deles mascarados atacou as forças de segurança no centro da cidade, após o fim dos shows do evento, que começou na quinta-feira e termina neste domingo.

Grupos de jovens jogaram garrafas e outros objetos contra policiais e também contra veículos estacionados na região, segundo a imprensa local. Muitos dos detidos estavam, segundo a polícia, fortemente alcoolizados.

A polícia reforçou seus efetivos, utilizando também um helicóptero, que sobrevoou a área até que a ordem foi restabelecida.

O Schlossgrabenfest é o maior festival de música ao ar livre do estado de Hessen, com vários shows e público estimado em 400 mil pessoas ao longo dos seus quatro dias de duração, segundo os organizadores.

O secretário do Interior de Hessen, Peter Beuth, pediu duras punições para os culpados pelo incidente. "Este ato não é apenas um ataque monstruoso contra os policiais, mas também um ataque contra nosso Estado de Direito e nossa sociedade”, condenou o político.

"Aqueles que atacam quem nos protege a todos devem sentir claras condenações do Estado e da sociedade”, acrescentou, pedindo endurecimento das penas para esses casos.