Topo

Espetáculo "You Are Here" questiona de forma inusitada a individualidade do ser humano

27/05/2011 19h16

Espetáculo do holandês Dries Verhoeven em cartaz em Berlim discute a relação entre a solidão e a aglomeração humana nas grandes cidades e ao mesmo tempo questiona o papel do espectador no teatro.

 

A relação que temos com uma obra de arte é quase sempre uma experiência individual e de distanciamento. Como espectadores nosso papel é claro quando vemos o quadro pendurado na parede, o filme projetado na tela ou atores em cima de um palco. O espetáculo You Are Here do cenógrafo e diretor holandês Dries Verhoeven tenta inverter essa relação de distanciamento ao mesmo tempo em que questiona a individualidade e o coletivo nas grandes cidades, onde vivemos muitas vezes sozinhos e simultaneamente em distancias físicas cada vez menores.

O diretor mostra de maneira inusitada o que chama de teatro instalação, onde a ação é construída em cima de impressões, tendo o público não só como espectador, mas também como parte essencial da narrativa. "Teatro é uma arte viva e difere das outras artes porque é criada no momento que olhamos para ela. Damos as ferramentas para a plateia testemunhar o que está acontecendo no palco. Muitas vezes essa relação me deixa entediado. Acho que me interesso mais pela plateia do que pelos atores no palco", declarou Verhoeven à Deutsche Welle. Leia mais