O homem que tocou violão enquanto passava por uma cirurgia no cérebro
Quando o músico sul-africano Musa Manzini foi diagnosticado com um tumor benigno no cérebro, os cirurgiões decidiram que só haveria uma forma de fazer a operação: com Musa acordado e tocando violão.
Um buraco foi perfurado no crânio de Manzini enquanto ele estava anestesiado. Mas os médicos do hospital Albert Luthuli, em Durban, o acordaram quando alcançaram o tumor. "Você fica meio dormindo, meio acordado, uma sensação bem estranha.
"Na cirurgia anterior, me colocaram para dormir e só acordei depois. Nesse caso, você está no meio, como se estivesse flutuando entre os dois mundos", diz o músico.
Manzini foi mantido acordado durante a operação de seis horas, em parte para preservar e restaurar os movimentos dos dedos. A prática é incomum na África do Sul, mas os médicos acharam que essa seria a melhor opção no caso de Manzini.
Em entrevista ao site IOL, da África do Sul, o neurocirurgião Basil Enicker explicou que, com a técnica, é possível testar áreas do cérebro antes da remoção do tumor e minimizar riscos de paralisia ou de perda de funções cerebrais. 90% do tumor foi removido do cérebro do músico, embora possa voltar a crescer.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.