Morre espião da CIA que resgatou diplomatas fingindo ser cineasta e inspirou filme de Ben Affleck
Conhecido por liderar missão que salvou seis diplomatas após tomada da Embaixada americana em Teerã na Revolução Iraniana, Tony Mendes morreu no domingo aos 78 anos.
O ex-agente da CIA Tony Mendez, que inspirou o filme Argo, vencedor do Oscar em 2013, morreu neste domingo aos 78 anos.
Ele sofria da mal de Parkinson havia alguns anos. Enquanto foi agente da CIA, a agência central de inteligência dos Estados Unidos, Mendez se especializou em disfarces, falsificações e resgates.
Sua missão mais famosa foi em 1980, quando posou de cineasta fazendo um filme no Irã e conseguiu resgatar seis diplomatas americanos que estavam ilhados na Embaixada canadense em Teerã.
Os americanos estavam abrigados ali depois que um grande grupo de estudantes e militantes islâmicos atacou a Embaixada dos Estados Unidos, mantendo 52 funcionários e diplomatas americanos como reféns - causando uma grave crise diplomática entre EUA e Irã.
A Embaixada americana foi tomada por 444 dias. Os estudantes, que apoiavam a Revolução Iraniana de 1979, exigiam que os EUA entregassem o xã do Irã para que este fosse levado à julgamento. O auge da crise veio em abril de 1980, quando os EUA tentaram resgatar os reféns em uma fracassada operação militar - que resultou na morte de 8 soldados e um civil iraniano.
Mendez conseguiu contrabandear os diplomatas que estavam na Embaixada canadense dando-lhes passaportes do Canadá e ensinando-os a posar de membros da equipe que estava no país fazendo um filme de ficção científica (que não existia), chamado "Argo".
Com ajuda do Canadá, o grupo conseguiu enganar a segurança iraniana e embarcar em um voo para Zurique, na Suíça.
Ben Affleck, que dirigiu e atuou no filme Argo, que conta a história, disse que Mendez é um "verdadeiro herói americano".
"Ele era um homem de graça, decência, humildade e gentileza extraordinárias", disse Affleck em um post no Twitter.
"Ele nunca buscou fama por suas ações, apenas queria servir o seu país."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.