Quanto a Netflix paga para manter "Friends" no ar?
![Divulgação](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/43/2017/08/10/serie-friends-1502393025479_v2_900x506.jpg)
As batidinhas de palmas na abertura de "Friends" ou as gargalhadas da audiência que soam nos episódios se somaram recentemente ao suspiro de alívio dos fãs desta série americana em todo o mundo.
Após dias de rumores de que o programa deixaria o catálogo da Netflix no ano que vem, o serviço de streaming publicou, nesta segunda-feira (3), no Twitter: "Friends continuará disponível para você nos EUA ao longo de 2019".
A origem do frenesi dos fãs nas redes sociais foi a percepção, por alguns usuários do serviço nos Estados Unidos, de que havia um aviso na Netflix com a data limite para veiculação da série na plataforma. Como há diferenças no conteúdo transmitido pela empresa em países distintos, a Netflix Brasil logo publicou, também na segunda-feira, que a série não sairia do catálogo brasileiro.
"Friends não vai sair, gente. Podem maratonar à vontade", escreveu o braço brasileiro da empresa no Twitter.
Mas a alegria dos fãs desta série, um ícone da década de 90, se transformou em um gasto extra e nada pequeno para a Netflix.
Contrato milionário
Segundo o jornal The New York Times, o serviço de streaming deverá pagar à AT&T, uma gigante da telecomunicação, cerca de US$ 100 milhões (cerca de R$ 390 milhões) para transmitir a série em 2019. A AT&T é proprietária da WarnerMedia, que por sua vez tem a licença de Friends.
A BBC Mundo (serviço em espanhol da BBC) entrou em contato com o Netlix para obter mais informações, mas não teve resposta.
Este acordo representa mais do que o triplo que a Netflix pagou pelo programa no ano passado, um valor em torno de US$ 30 milhões (cerca de R$ 116 milhões).
Mas, em paralelo a esta subida, está o crescimento do próprio mercado de streaming.
Entre julho e setembro deste ano, ou seja, um período de três meses, a Netflix ganhou sete milhões de novos clientes. Assim, seu total de assinaturas no mundo chega a 137 milhões.
O crescimento recente, um recorde para o terceiro trimestre, foi motivado em parte pela estreia de uma quantidade inédita de programação original -como novas temporadas de "Orange Is The New Black" e "BoJack Horseman".
Mas o contrato milionário por Friends responde também ao aumento da competição entre os atores do setor de reprodução de conteúdo na internet.
Estratégia 'Mata Netflix'
A Netflix divide o ringue com gigantes como a Amazon e empresas tradicionais do entretenimento que também adentram o mercado de streaming.
A Disney, por exemplo, já anunciou que lançará no final de 2019 o Disney +, uma plataforma destinada às famílias e que terá uma mistura de novas produções e de títulos já consagrados de seu catálogo.
Este tipo de iniciativa, na verdade, tem sido chamada por parte da indústria como uma estratégia "Mata Netflix".
E isso coloca Friends novamente em questão, já que a AT&T planeja lançar seu próprio serviço de transmissão no final de 2019
"Este ('Friends') é um conteúdo que definitivamente queremos em nossa plataforma", disse nesta terça-feira em uma reunião com investidores Randall Stephenson, chefe executivo da AT&T.
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