Topo

"Insatiable": reação negativa à série da Netflix é justificável?

Cena da série "Insatiable" - Divulgação
Cena da série "Insatiable" Imagem: Divulgação

08/08/2018 16h59

O trailer da nova série de comédia "Insatiable", da Netflix, gerou uma grande reação negativa, com muitas críticas de que o programa envia uma mensagem ruim em relação à imagem corporal.

A premissa da série gira em torno da estudante Patty (Debby Ryan), que não é popular e está acima do peso. Ela busca se vingar dos colegas que a perseguiam e ridicularizavam na escola depois de voltar das férias mais magra.

Para alguns, a série, que estreia nesta sexta-feira, promove a "gordofobia" e reforça a noção de que mulheres precisam ser magras para ter sucesso na vida. Mas, agora que os críticos tiveram a chance de assistir ao programa, essa reação se justitfca?

'Reforça expectativas ridículas'

Arielle Bernstein, do jornal britânico The Guardian, diz que a série tem um ritmo acelerado e não se leva muito a sério. "Mas seu pior aspecto, um que considero irremediável, é o fato de fingir que as mensagens que passa seriam para ajudar adolescentes a navegar um mundo cruel e a se sentirem melhores sobre si mesmos", escreveu Bernstein. "Na verdade, 'Insatiable' não está desfazendo as expectativas ridículas que recaem sobre as adolescentes; está meramente as reforçando."

Por sua vez, Lucy Dixon, do britânico The Independent, diz não ter visto nada de errado com a série. "Você terá dificuldade de encontrar um personagem gordo em Hollywood que não seja um símbolo de virtude ou que esteja ali puramente por seu potencial para a comédia", escreve Dixon.

Ela também não achou controverso a atriz Debby Ryan usar uma roupa com enchimento na fase gorda de sua personagem. "Seria melhor que Ryan ganhasse vários quilos e depois os perdesse, como fizeram [as atrizes] Charlize Theron ou Renee Zellwegger?", diz. "Isso teria tornado a história mais palatável? Ou talvez seria preferível que uma atriz que já é gorda fosse escolhida para o papel e depois fizesse um regime épico?"

Leia também

'Festival de gordofobia'

Carrie Wittmer, do site Business Insider, afirma que o programa "é tão enervante quanto seu trailer". "A série pretende fazer uma crítica aos padrões de beleza por meio da sátira, mas se perde totalmente em meio ao seu conteúdo e personagens intencionalmente e incrivelmente ofensivos", escreve Wittmer. "'Insatiable' usa clichês datados. Coloca seus personagens femininos uns contra os outros, faz piadas com estupro presumido e abuso sexual, e seu elenco está repleto de mulheres magras."

A editora-chefe do site BuzzFeed na Austrália, Jenna Guillaume, afirma que a série é um "festival de gordofobia" e que "odiou cada segundo". Guillaume diz ter ficado "triste por estarmos em 2018 e pessoas gordas ainda serem tratadas como se fossem inferiores, algo monstruoso, como os vilões de suas próprias histórias".

"Insatiable" também é problemática por uma série de outras razões, argumenta Guillaume. "Para começar, a forma como Patty perde peso - ela recebe um soco no rosto e é obrigada a ficar com sua mandíbula fechada, o que a leva a fazer uma dieta líquida de três meses. Essa é realmente uma mensagem positiva que queremos passar para adolescentes em situação de vulnerabilidade", ironiza ela.

Se a intenção da série é desconstruir o mito de que ser magro é o mesmo que ser feliz, afirma Guillaume, "uma forma muito mais subversiva e interessante de fazer isso seria contar a história de uma menina que - olhe só - permanece gorda e também é feliz".

'Mais estranho e pior do que parecia'

Caroline Framke, da revista americana Variety, diz que, após assistir aos 12 episódios da temporada de estreia, pode dizer que o programa é mais "estranho" do que parecia - e, de muitas formas, pior.

"'Insatiable' faz muitas piadas descoladas e espera que elas transformem o programa em uma sátira mordaz de como nossa sociedade ataca os mais vulneráveis - ou algo assim", escreve Framke. "Mas, apesar de algumas tentativas tardias de colocar o barco no rumo certo, as tiradas da série ou seus personagens não são elaboradas o suficiente para transcender sua fundação construída sobre clichês."

Kevin Fallon, do site The Daily Beast, diz que "Insatiable" é "um duro exemplo de como as melhores intenções podem gerar os piores resultados". "'Insatiable' é uma sátira deselegante imperdoável... Fracassa não só em mandar uma mensagem progressista sobre imagem corporal e peso, mas também com seus enredos sobre sexualidade, classes sociais, raça e aceitação de transgêneros."

Mas, apesar de tudo isso, a criadora e produtora-executiva da série, Lauren Gussis, defendeu a série. "Esse programa é um alerta sobre como pode ser danoso acreditar que o lado exterior é mais importante - julgar sem ir além disso. Por favor, deem uma chance a ele."