Topo

Netflix: 7 séries que são chave para o sucesso do serviço de streaming

Cena da série "13 Reasons Why", da Netflix - Reprodução
Cena da série "13 Reasons Why", da Netflix Imagem: Reprodução

Taylor-Dior Rumble

Da BBC

21/07/2018 16h46

No início, os assinantes do serviço de streaming do Netflix o usavam para assistir de uma vez vários episódios de programas que não haviam acompanhado quando passaram na TV.

Mas a empresa cresceu e começou a ficar conhecida por produzir conteúdo próprio de qualidade e série originais a partir de 2013. Ver compulsivamente seu programa favorito do Netflix tornou-se um dos passatempos preferidos de muita gente.

Algumas séries foram fundamentais nisso e para tornar serviços de streaming sérios concorrentes da TV paga e inclusive superar os canais a cabo em audiência em alguns países.

1. House of Cards

O premiado drama político foi a primeira série original do Netflix e representou o começo da nova reputação da empresa de produzir conteúdo viciante.
Protagonizado por Kevin Spacey e Robin Wright, o programa conta a história do congressista Frank Underwood e seu xadrez político em busca de poder em Washington, capital dos Estados Unidos, com a ajuda de sua mulher, Claire.

Em 2013, House of Cards recebeu nove indicações ao Emmy, o principal prêmio da TV americana, e tornou-se o primeiro show de TV online a concorrer às maiores premiações do gênero.

No entanto, o futuro da série ficou em aberto após Spacey ser demitido depois de ser alvo de múltiplas acusações de abuso sexual.

Caberá a Wright e sua personagem assumirem a condução da história na sua sexta e última temporada, que também será a mais curta e irá ao ar ainda neste ano.

2. Orange is the New Black

A série é baseada em uma história real e gira em torno de Piper  Chapman, uma mulher de classe média de Nova York sentenciada a 15 meses de prisão por ter se envolvido com o tráfico de drogas no passado.

Desde sua estreia, em julho de 2013, o programa ganhou vários prêmios importantes, como Emmy e Globo de Ouro.

A série é elogiada pela forma como retrata questões raciais, de gênero e sexualidade e diferentes tipos de corpos e, especialmente, por abordar o complexo universo das mulheres LGBTI+.

Em uma entrevista ao jornal britânico The Guardian em 2016, a atriz Kate Mulgrew, que interpreta a detenta Red, disse: "A TV tinha medo até agora de mostrar esse lado das mulheres. Hollywood e emissoras são grandes máquinas misóginas com homens ditando as regras, e essas máquinas querem que a gente busque corpos perfeitos e homens perfeitos para nos seduzir".

3. 13 Reasons Why

Baseada no romance de Jay Asher, 13 Reasons Why fala sobre Clay Jansen, de 17 anos, e sua amiga Hannah Baker, que se matou após ser alvo de perseguição e fofocas na escola.

O show gerou um grande debate nas redes sociais, com espectadores, especialistas e pais discutindo se o programa glamouriza o suicídio ou trata o assunto de forma responsável.

Além das questões controversas, a série foi elogiada pelo bom trabalho e química entre suas estrelas, Katherine Langford (Hannah) e Dylan Minnette (Clay).

4. Stranger Things

Outro programa com um ótimo elenco de jovens atores e um dos mais populares de todo o catálogo do Netflix.

Passado nos anos 1980, começa quando Will Byers (Noah Schnapp) é abduzido por uma criatura misteriosa.

Na primeira temporada, sua mãe, Joyce (Winona Ryder), e seus melhores amigos tentam achá-lo em meio ao mistério da origem e identidade de Eleven (Millie Bobby Brown), uma menina com poderes telecinéticos.

Claire Foy interpreta a Rainha Elizabeth 2ª na série "The Crown", da Netflix - Divulgação - Divulgação
"The Crown" e sua protagonista, Claire Foy, foram premiadas no Globo de Ouro
Imagem: Divulgação

5. The Crown

O drama histórico estreou em 2016 e trata da biografia da rainha Elizabeth 2ª.

A série começa pelos início do seu casamento com o duque de Edimburgo, passando por sua ascensão ao trono após a morte de seu pai e os romances e conflitos políticos que moldaram o Reino Unido do século 20.

A primeira temporada foi a produção mais cara do Netflix, custando cerca de US$ 130 milhões (R$ 490,2 milhões) - a julgar pelo luxo da série, o dinheiro parece ter sido bem gasto.

O programa já recebeu vários prêmios, com destaque para as performances de Claire Foy como a rainha e John Lithgow como Winston Churchill.

6. Narcos

As duas primeiras temporadas são baseadas na história de Pablo Escobar, o chefe do cartel de drogas por trás da maioria da cocaína contrabandeada para os Estados Unidos, uma atividade que o deixou bilionário.

Apesar de não ter vencido muitos dos prêmios aos quais foi indicado, o programa é elogiado por sua história bem amarrada e repleta de suspense.

O ator Wagner Moura interpretou Escobar e foi bastante celebrado por sua performance.

Quando o diretor José Padilha ofereceu a ele o papel, o brasileiro não falava uma palavra de espanhol, idioma no qual ao menos metade dos diálogos são travados. Moura passou, então, meses em Medellín, na Colômbia, para aprender.

Apesar de ter sido criticado por seu sotaque, ele foi indicado ao Globo de Ouro pelo papel em 2016.

7. Grace  and  Frankie

Estrelada por Jane Fonda (Grace) e Lily Tomlin (Frankie), a série fala da amizade improvável entre duas mulheres após seus maridos anunciarem que se apaixonaram um pelo outro e vão se casar.

Apesar da primeira temporada não ter recebido elogios unânimes, o ótimo elenco deixou um gosto de quero mais na boca dos espectadores.

A recepção foi bem mais positiva nas temporadas seguintes, com quatro indicações ao Emmy e uma ao Globo de Ouro.

Em 2017, sua cocriadora e diretora executiva, Marta Kauffman, disse ao The Hollywood Reporter que sua intenção era criar uma plataforma de trabalho para atrizes na casa dos 70 anos e cansadas de "fazer o papel de avó".

"Uma vez que você ultrapassa uma idade, especialmente para mulheres, as pessoas deixam de te ver como um ser sexual", afirmou.