Topo

JK Rowling explica como surgiu o misterioso símbolo de 'Harry Potter e as Relíquias da Morte'

A escritora J.K. Rowling contou histórias de bastidores de "Harry Potter" em um documentário da BBC - Neil Hall/Reuters
A escritora J.K. Rowling contou histórias de bastidores de "Harry Potter" em um documentário da BBC Imagem: Neil Hall/Reuters

30/10/2017 18h32

É um círculo dentro de um triângulo equilátero, por sua vez dividido por uma linha transversal - ou, sob outra ótica, um círculo partido por dois triângulos isósceles adjacentes.

Esse misterioso símbolo está associado ao personagem da professora Pomona Sprout, especialista em herbologia de "Harry Potter e as Relíquias da Morte".

JK Rowling, autora da série de livros sobre o menino com poderes mágicos que virou fenômeno literário e cinematográfico, revelou à BBC sua inspiração para criar o símbolo - e como essa criação tem a ver com uma importante perda em sua vida.

A entrevista faz parte de um documentário sobre o 20º aniversário do primeiro livro da série, "Harry Potter e a Pedra Filosofal".

Símbolo é parte do livro 'Harry Potter e as Relíquias da Morte' - BBC - BBC
Símbolo é parte do livro 'Harry Potter e as Relíquias da Morte'
Imagem: BBC

Segundo Rowling, tudo começou quando ela se dedicava aos primeiros rascunhos da personagem Sprout.

Certa noite, ela rabiscava enquanto assistia a um filme antigo na TV, "O Homem que Queria Ser Rei" (1975).

"A simbologia maçônica é muito importante nesse filme", explica Rowling.

Ela então fez seu próprio desenho, em um momento bastante delicado.

"A razão pela qual consigo ser incrivelmente precisa quanto a este desenho é que, em algum momento enquanto eu desenhava e assistia ao filme, minha mãe morreu", conta.

Muitos anos depois, viu o filme novamente e ficou "impressionada" com a semelhança entre o símbolo do filme e o que ela desenhara: "Olhei o símbolo de 'Relíquias da Morte' e me dei conta de o quanto se pareciam. Tenho a sensação de que, em um nível subconsciente profundo, estão conectados."

Magia e folclore

As relíquias da morte englobam a capa da invisibilidade, a varinha das varinhas e a pedra da ressurreição. E quem possuísse as três se converteria no Senhor da Morte.

O símbolo massônico do filme de 1975 inspirou Rowling em um momento delicado - BBC - BBC
O símbolo massônico do filme de 1975 inspirou Rowling em um momento delicado
Imagem: BBC

"A série de Potter aborda muito o tema da perda", prossegue Rowling. "Se minha mãe não tivesse morrido, acho que as histórias teriam sido completamente diferentes do que são."

O documentário "Harry Potter and the History of Magic" ("Harry Potter e a História da Magia", em tradução livre) está sendo acompanhado de uma exposição de mesmo nome na Biblioteca Britânica, em Londres, que traz diversos desenhos e rascunhos originais de Rowling, além de objetos e livros que "capturam a tradição do folclore e da mágica que estão no âmago da série de Harry Potter".