Topo

A bailarina russa que virou piloto de avião

Ekaterina Voronina, bailarina e piloto de avião na Rússia - Reprodução/BBC - Reprodução/BBC
Imagem: Reprodução/BBC

BBC Brasil

08/09/2017 16h54

No mês passado, a Rússia passou a aceitar pilotos de guerra mulheres pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. Os militares dizem que receberam centenas cartas de interesse. O primeiro grupo, com quinze mulheres, começa a treinar no mês que vem. Durante a guerra, as pilotos da União Soviética eram conhecidas como "Falcões de Stálin", mas depois não puderam continuar a carreira na aeronáutica.

A BBC perguntou a três mulheres como é ser piloto hoje no país. "Sou bailarina profissional e dou aulas de dança para crianças. Alguns pais das minhas alunas ficaram surpresos e chocados quando descobriram que o balé não é meu único interesse", diz a bailarina Ekaterina Voronina, que também é piloto há dez anos. "Para aviadores, o gênero não importa. Cada voo me faz feliz. Você doma essa fera, e juntos vocês conquistam o céu."

No topo

Svetlana Kapanina é campeã mundial de acrobacias aéreas. "É difícil descrever o que sinto quando ganho um campeonato", diz. "É difícil ganhar da primeira vez e ainda mais difícil continuar ganhando, ano após ano. No meu primeiro campeonato, havia 44 homens. Eu era a única mulher. Quando a competição pegou fogo, todos os homens ficaram de pé e gritaram: 'Primeira! Primeira! Eles queriam que eu fizesse o primeiro voo", conta.

A estudante de aviação Anastasia Dagaeva diz que não há estereótipos de gênero entre os pilotos, mas mesmo a aviação amadora ainda é considerada um universo masculino. "As mulheres superam os desafios, e isso me deixa muito feliz."