Topo

Menino que vive em campo de refugiados é conhecido como o "Pequeno Picasso"

"Pequeno Picasso": Farhad Nouri é um menino afegão de apenas 10 anos que vive em um campo de refugiados  - Reprodução
"Pequeno Picasso": Farhad Nouri é um menino afegão de apenas 10 anos que vive em um campo de refugiados Imagem: Reprodução

17/03/2017 16h01

O tenista Novak Djokovic, a atriz Angelina Jolie e a chanceler da Alemanha surgem no papel com uma semelhança incrível à vida real.

Tais celebridades são um exemplo do talento de Farhad Nouri. O nome não vai soar familiar, pois trata-se de um menino afegão de apenas 10 anos que vive em um campo de refugiados na capital da Sérvia, Belgrado.

Farhad, seus dois irmãos e o pai deixaram o Afeganistão em busca de uma vida melhor na Europa. Passaram pela Turquia e a Grécia antes de chegar à Sérvia, onde há um ano estão retidos à espera da concessão de asilo - eles querem viver na Alemanha ou na Suíça.

O menino disse que aprendeu a pintar e desenhar sozinho, com a ajuda de vídeos no YouTube. Aproveitou as horas vagas também para aprender inglês.

A habilidade artística fez com que Farhad ganhasse o apelido de "Pequeno Picasso".

"Pequeno Picasso": Farhad Nouri é um menino afegão de apenas 10 anos que vive em um campo de refugiados  - Reprodução - Reprodução
"Pequeno Picasso": mais um retrato feito por Farhad Nouri
Imagem: Reprodução

Ele também ganhou certo status de celebridade - depois de conhecê-lo, a atriz americana Mandy Patikin, que trabalha com refugiados, pediu ao presidente dos EUA, Donald Trump, que receba mais pessoas de países afetados por conflitos, como o Afeganistão.

"Gosto de pintar e desenhar para expressar meus sentimentos", conta o menino.

A família Nouri faz parte de uma leva de milhares de migrantes detidos na Sérvia à espera de passagem para a Europa Ocidental, no momento em que diversos países estão fechando fronteiras e tolerância com imigrantes vem diminuindo.

Farhad e a família vivem em um campo construído nos anos 90 para refugiados das guerras separatistas na antiga Iugoslávia. Ocupam um quarto pequeno com beliches, um armário e uma pequena mesa.

Durante o dia, as crianças brincam e têm aulas de sérvio. À noite, o menino desenha. E sonha com uma vida em que é artista profissional.