Topo

Milhares se pintam de azul e tiram a roupa para fotógrafo na Inglaterra

Obra, que representa a água, quer conscientizar sobre aumento no nível dos oceanos - Jon Super/AFP
Obra, que representa a água, quer conscientizar sobre aumento no nível dos oceanos Imagem: Jon Super/AFP

09/07/2016 19h56

Pintadas de azul, milhares de pessoas tiraram a roupa neste sábado (9) na Inglaterra para representar a água e conscientizar sobre o aumento no nível dos oceanos por causa do aquecimento global.

Os modelos amadores 3,2 mil no total, um recorde para uma instalação de nu artístico se reuniram em Hull, no nordeste do país, para posar para as lentes do famoso fotógrafo americano Spencer Tunick.

O trabalho, intitulado ‘Mar de Hull’, foi realizado a pedido da galeria de arte Ferens devido às comemorações que vão ocorrer no ano que vem na cidade, escolhida capital britânica da cultura.

Em entrevista à BBC, Tunick explicou que usou quatro tonalidades de azul, baseadas em quadros de temática marítima da galeria de arte, para pintar os voluntários.

Ele também se disse surpreso com o número de participantes.

Obra de Spencer Tunick quis representar água e conscientizar sobre aumento no nível dos oceanos por causa do aquecimento global  - Jon Super/AFP - Jon Super/AFP
Milhares de modelos se pintaram de azul para obra de Spencer Tunick
Imagem: Jon Super/AFP

"Tive sorte de tantas pessoas terem vindo participar desse projeto. Havia pessoas em cadeiras de rodas, muletas e bandagens. Me senti no fim de uma grande guerra azul”, afirmou.

"Pintamos as pessoas de acordo com as obras da galeria. Também fizemos referência ao aquecimento global e ao aumento no nível dos oceanos. Há muitas possíveis associações que você pensar com essa obra e seus resultados", acrescentou.

As ruas do centro da cidade ficaram fechadas entre a meia-noite de sexta-feira e às 10h deste sábado para que os participassem posassem em locais históricos.

Tunick é famoso por retratar grandes multidões sem roupa. Em 2002, ele esteve em São Paulo para fotografar mais de mil pessoas para o ensaio fotográfico "Nude Adrift".

A sessão de fotos foi realizada no Parque Ibirapuera como parte da programação da Bienal de Arte de São Paulo.

Tunick é famoso por retratar multidões sem roupa  - Jon Super/AFP - Jon Super/AFP
Tunick é famoso por retratar multidões sem roupa
Imagem: Jon Super/AFP