Topo

"Livro mais aguardado do ano" faz livrarias ficarem abertas de madrugada

14/07/2015 12h10

Livrarias em diversos países passaram a madrugada abertas para o lançamento do livro considerado por muitos o mais aguardado do ano.

"Go Set a Watchman", de Harper Lee, autora do clássico "O Sol É Para Todos", teve sua venda iniciada nesta terça-feira em 70 países. No Brasil, algumas livrarias já vendem a versão em inglês. O livro em português ainda não teve título definido e deve ser publicado em algumas semanas.
O livro se passa 20 anos após os eventos relatados em "O Sol É para Todos", ganhador do Pulitzer.

Na cidade natal de Harper, Monroeville, no Alabama, uma remessa de 7 mil cópias de Go Set a Watchman chegou a uma pequena livraria independente antes da meia-noite.

Houve comemoração quando a loja abriu.

Racismo
O novo livro tem alguns dos mesmos personagens de "O Sol É para Todos", incluindo os personagens principal, Scout, e seu pai, Atticus Finch. Ele já causou polêmica: as primeiras críticas afirmam que o personagem Atticus manifesta visões racistas na história. No livro original, ele é um advogado que defendeu um negro acusado injustamente de estuprar uma mulher branca.

Avessa a exposição, Lee hoje tem 89 anos e mora em um asilo em Monroeville, cidade onde escreveu "Go Set a Watchman", em 1957. Com a ajuda de seu editor, reescreveu a obra, que se tornou o bem-sucedido "O Sol É para Todos".

O livro é hoje visto como um dos grandes clássicos da literatura americana do século passado, foi referência na luta por direitos civis e o pelo fim da segregação nos EUA, além de inspirar, até hoje, ativistas e advogados do mundo inteiro. Ele vendeu mais de 40 milhões de cópias e é estudado em escolas em diversos países.

O livro também se transformou em um filme com o mesmo nome, estrelado por Gregory Peck. A existência de "Go Set a Watchman" foi revelada em fevereiro.