Entretenimento

Ator italiano interpreta o mesmo personagem há 55 anos

Diego Ciminaghi
Aos 86 anos, Ferruccio Soleri diz que personagem exige muita preparação física Imagem: Diego Ciminaghi

Erika Zidko

De Roma

03/06/2015 07h56

Há 55 anos, o ator italiano Ferruccio Soleri faz rir plateias do mundo todo interpretando Arlequim, um dos personagens mais famosos da "Commedia dell'Arte" italiana, gênero teatral surgido na época medieval, quando os saltimbancos percorriam as cidades em carroças improvisando espetáculos de sátira social.

Desde 1960, Soleri é o protagonista da peça "Arlequim, Servidor de Dois Amos", escrita em 1745 por Carlo Goldoni. A montagem do espetáculo, feita pelo célebre diretor Giorgio Strehler para o Piccolo Teatro de Milão, em 1947, está em cartaz até hoje.

Diego Ciminaghi
Em 2010, italiano entrou para o Guinness, ao completar 50 anos com mesmo personagem Imagem: Diego Ciminaghi
Na peça, Arlequim é um empregado faminto e malandro que decide trabalhar para dois patrões que acreditam ter exclusividade de seus serviços. Ele acaba se envolvendo em diversos equívocos e situações engraçadas. Além da fome atávica, emblema de sua condição social inferior, as principais características do protagonista são sua vivacidade e perspicácia.

Em entrevista à BBC Brasil, Soleri, 86 anos, diz que, apesar das quase 3 mil apresentações realizadas, não se cansa de fazer o mesmo papel. "Cheguei a fazer outros espetáculos, mas o que é importante no teatro? Fazer um, dez, cem personagens, ou receber os aplausos da plateia? Para o Arlequim, os aplausos nunca faltaram. É isso o que importa."

Conhecido pela agilidade de movimentos, o protagonista salta e faz pequenas acrobacias durante quase todo o espetáculo.

"Antes de entrar em cena, faço alongamento para preparar os músculos. Mas é um trabalho difícil, porque, além da vivacidade do personagem, atuo com uma máscara cobrindo o rosto, o que requer um empenho maior", conta Soleri.

"Para que o público perceba o que o personagem está sentindo, é preciso dar maior ênfase tanto aos movimentos e à gestualidade quanto à entonação das frases", acrescenta.

Diego Ciminaghi
Soleri (à esq.) interpreta "Arlequim" e diz não se cansar do papel Imagem: Diego Ciminaghi

Recorde mundial

Em 2010, o ator italiano entrou para o livro Guinness World Records, ao completar 50 anos interpretando o mesmo personagem, com então 2.064 espetáculos.

A comédia, interpretada em dialeto vêneto, já viajou por mais de 40 países, entre eles o Brasil, onde esteve em três ocasiões.

"A peça faz rir até quem não entende a língua. Quando não existiam os modernos sistemas de tradução, as pessoas liam o folheto antes do espetáculo, ou já conheciam a trama, ou simplesmente acompanhavam o que acontecia no palco e se divertiam", diz.

Ingênuo e infantil, o personagem Arlequim continua provocando risadas.

"Com o passar do tempo, acrescentei novas frases e novas brincadeiras com o público, porque improviso muito, dependendo da reação da plateia. É por isso que os espetáculos são sempre um grande sucesso."

Embora o ambiente teatral seja supersticioso, o ator florentino afirma não seguir nenhum ritual antes de entrar em cena.

"Digamos que não tremo mais antes de subir no palco…", brinca Soleri.

E diz que não pretende se aposentar. "Enquanto eu tiver condições físicas, seguirei com o meu Arlequim."

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo