Entretenimento

Pesquisadores acreditam ter encontrado esculturas "perdidas" de Michelangelo

02/02/2015 09h54

Duas esculturas de bronze escuro expostas em Cambridge, na Inglaterra, podem ser de Michelangelo, segundo um grupo internacional de pesquisadores.
Se a suposição estiver correta, as obras serão as únicas esculturas de bronze de Michelangelo que restam no mundo.

As esculturas de nus masculinos montados em panteras haviam sido atribuídas a Michelangelo no século 19, mas esta teoria depois foi descartada.
Mais recentemente, as esculturas haviam sido atribuídas ao escultor holandês Willem Danielsz Van Tetrode.

No fim do ano passado, porém, o especialista Paul Joannides, professor emérito de História da Arte na Universidade de Cambridge, relacionou as esculturas a um pequeno detalhe em um desenho do século 16 que estava no Musée Fabre, em Montpellier, na França.

Um dos aprendizes de Michelangelo havia copiado vários rascunhos do mestre, e no canto de um havia um desenho de um jovem musculoso montado em uma pantera.

Sua pose é muito semelhante à de uma das esculturas de bronze e é desenhada com o mesmo estilo usado por Michelangelo em seus projetos para esculturas.
As obras demonstram semelhanças de estilo e anatomia com obras de Michelangelo do período 1500-1510. A data foi confirmada pelas conclusões preliminares da análise científica inicial.

"Há algumas características típicas de Michelangelo: a veia jugular bem marcada, músculos no abdômen e a linha das costas também bem marcada", disse Victoria Avery, responsável pelo departamento de Artes Aplicadas do Fitzwilliam Museum, em Cambridge.

Avery disse acreditar que as esculturas representam seguidores do deus grego Baco, já que panteras são normalmente associadas a este deus.

Usando raios-X, a equipe estabeleceu que o molde era grosso e pesado - uma indicação de que datam do final do século 15 ou início do século 16.
A pesquisa continua e a conclusão final será apresentado em julho.

As esculturas, que pertencem a uma coleção particular e foram emprestadas ao Museu Fitzwilliam, serão exibidas até 9 de agosto.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo