Topo

Fotógrafo americano "redescobre" imagens e revela juventude dos anos 70

19/08/2014 08h33

Enquanto destrinchava seus arquivos para compor uma retrospectiva de 40 anos de carreira, o fotógrafo Bill Yates deparou-se com uma sequência de imagens que permanecera décadas esquecida no passado: o cotidiano de uma pista de patinação na Flórida na década de 70.

Os registros faziam parte de um projeto que Yates começou em setembro de 1972 e durou sete meses. As fotos mostram praticamente nada de patinação, mas revelam muito sobre os hábitos da juventude daquela época.

Então estudante do último ano da Universidade do Sul da Flórida, ele diz que havia acabado de comprar uma câmera Yashica Mat quando, certa tarde, passou em frente à pista. O fotógrafo conta que decidiu ver o que estava acontecendo.

Contaminado pela atmosfera do lugar, Yates passou a documentar o dia a dia dos frequentadores. "Eram crianças e jovens entre cinco e 20 anos. As crianças gostavam de mostrar-se valentes na frente da câmera. Eram todas pessoas muito educadas, que vieram de famílias da classe trabalhadora", afirma.

Yates clicou as últimas fotos da pista de patinação em maio de 1973. Depois, mudou-se para Providence, em Rhode Island, para continuar os estudos, e foi lentamente se afastando do projeto.