Topo

Autor de "Cloud Atlas", David Mitchell escreve conto inédito no Twitter

David Mitchell em set de "A Viagem", filme inspirado em seu livro "Cloud Atlas" - Jay Maidment/Divulgação
David Mitchell em set de "A Viagem", filme inspirado em seu livro "Cloud Atlas" Imagem: Jay Maidment/Divulgação

Da BBC, em Londres

15/07/2014 10h21

O escritor britânico David Mitchell, autor de "Cloud Atlas", vai publicar sua próxima obra no site de microblogs Twitter. Trata-se do conto "The Right Sort", escrito em segmentos com 140 caracteres cada um. Os segmentos serão publicados em grupos com 20 tuítes de cada vez, ao longo dos próximos sete dias. Ao todo, serão 280 tuítes.

Mitchell é autor de cinco livros, já ganhou vários prêmios importantes e é tido como um dos mais talentosos escritores britânicos de sua geração. Ele nasceu em 1969. Apenas um de seus livros --"Menino de Lugar Nenhum", cujo título original é "Black Swan Green"-- foi traduzido no Brasil, publicado pela Companhia das Letras.

Já "Cloud Atlas", transposto para as telas de cinema pelos diretores Andy Wachowski e Lana Wachowski (que também dirigiram a trilogia "The Matrix"), foi visto no Brasil com o título "A Viagem".

Recurso Promocional
Falando à BBC, Mitchell disse que aprecia o potencial artístico das mídias sociais, mas confessou que não é um tuiteiro e que teve de abrir uma conta no Twitter especificamente para esse projeto. "Não sou um adepto da mídia social", disse. "Gosto da minha privacidade, não quero tornar públicas as ante-salas da minha mente. Não quero contribuir para esse oceano de trivialidades e irrelevâncias, já é vasto e profundo o bastante".

Mas Mitchell tem um novo romance para promover: "The Bone Clocks" está chegando em setembro. Então, foi persuadido por seu editor a abrir uma conta (@david_mitchell) para auxiliar na divulgação do livro e de eventos programados em torno do lançamento. A editora envia os tuítes em nome do escritor.

Ele admitiu que a publicação do conto no Twitter não deixa de ser um truque esperto de marketing para ajudar a promover seu novo livro, mas enfatizou que publicar uma história no Twitter foi a forma que encontrou de usar a tecnologia e ao mesmo tempo "preservar alguma integridade".

Situado em 1978, o conto "The Right Sort" é narrado por um adolescente que descobre o remédio Valium. Enquanto o personagem narrador "viaja" na droga, conta a história em uma sequência de "pulsos", ou sentenças curtas. "Ele está pensando em tuítes por causa do Valium", explicou o escritor.

Mitchell --que em 2003 foi incluído pela influente revista literária Granta num ranking com os melhores jovens romancistas britânicos-- disse que não tem a menor intenção de virar tuiteiro, mas não exclui a possibilidade de escrever mais uma história para essa plataforma caso "The Right Sort" seja um sucesso.

"Foi realmente difícil, não foi fácil. Mas gosto dessas camisas de força", contou. "Talvez você realmente precise do limite imposto por esses ridículos 140 caracteres para inventar algo novo".

Mitchell é um dos mais importantes escritores da atualidade a publicar uma história no Twitter. Em 2012, a escritora norte-americana Jennifer Egan, ganhadora de um prêmio Pulitzer, publicou o conto "Black Box" no site de microblogs.