Topo

Banksy pode estar por trás de arte de rua provocadora na Inglaterra

Obra que apareceu misteriosamente em Cheltenham, na Inglaterra, é atribuída ao artista Banksy  - Getty Images
Obra que apareceu misteriosamente em Cheltenham, na Inglaterra, é atribuída ao artista Banksy Imagem: Getty Images

14/04/2014 17h56

O "artista guerrilheiro" Banksy é apontado como o responsável por uma obra de arte de rua que retrata três espiões -pintada a apenas três quilômetros da agência de escutas do governo inglês (GCHQ).

A obra de arte, que apareceu em Cheltenham (Inglaterra) no domingo, retrata três homens usando óculos escuros e equipamentos de escuta para "bisbilhotar" em um telefone público. A peça já atraiu centenas de visitantes.

Banksy até o momento não assumiu a autoria do trabalho, que leva suas características, segundo especialistas.

O artista misterioso, que começou a fazer os desenhos em muro de Bristol, ganhou notoriedade internacional, tanto por sua arte como pelo fato de nunca revelar sua identidade. O artista já deixou suas marcas em locais como o muro que divide Israel dos Territórios Palestinos ocupados.

A arte de Banksy é geralmente satírica e tem grande cunho crítico político, o que fez com que ele fosse chamado de "artista guerrilheiro".

Quase certeza

Vince John, da galeria 1loveart, que vende arte urbana e de rua em Bristol, disse que tinha "70% a 80%" de certeza de que a instalação pertencia ao famoso artista: "Pelo que eu posso ver, isso certamente parece a um Banksy. É certamente seu estilo e tem o elenco de personagens que você esperaria (ver) em uma de suas peças".

O artista de rua Dice67, de Cheltenham, disse ter sido avisado que a instalação, que apareceu na manhã de domingo, é realmente de Banksy.

"Está em todos os fóruns de arte. Ele avisou algumas pessoas para virem ver - um rapaz veio da França ontem e tirou algumas fotos", disse.

"Ouvi rumores de que ele estava morando bem perto dali na semana passada verificando tudo e preparando o espaço. Eu tenho quase certeza que é um (Banksy)".

Um porta-voz governo local disse que "esta é a primeira vez que fomos questionados para comentar sobre arte".

"Apesar de não sermos críticos qualificados, estamos tão intrigados como o restante dos moradores de Cheltenham sobre a aparição da obra de arte misteriosa".

Os últimos trabalhos conhecidos de Banksy foram criados em Nova York em outubro, durante um mês.