Topo

Sucesso no Instagram, fotos com cão "escondido" em paisagens ganham livro

19/03/2014 08h23

O fotógrafo canadense Andrew Knapp teve uma ideia simples para sua conta no Instagram a partir de um comportamento de seu cachorro de estimação, um border collie chamado Momo.

A ideia era aproveitar o comportamento agitado do cachorro e fazer fotos onde Momo "se escondia" em belas paisagens ou ruas comuns dos Estados Unidos e Canadá, criando assim um jogo onde as pessoas teriam que encontrar o cachorro.

O fotógrafo e ilustrador disse à BBC Brasil que a inspiração para registrar as aventuras de Momo foram "a fotografia, meu ótimo cachorro e meus ótimos amigos. Isto nunca teria acontecido se não fosse por estes ingredientes, devo tudo a eles e meus seguidores".

Hoje Knapp conta com mais de 142 mil seguidores no Instagram. A partir do sucesso na rede, ele resolveu lançar um livro com as melhores fotos, chamado Find Momo ("Encontre Momo", em tradução livre).

A ideia de Knapp já foi comparada com a série de livros Onde Está o Wally?, mas o fotógrafo afirma que são projetos diferentes.

"Meu projeto é sobre explorar o que está à sua volta, sobre a aventura em todas as coisas e sobre garantir que você está observando o que cerca, pois frequentemente há tanta beleza nisto!"

Viagens

De acordo com o fotógrafo, o cachorro adora as brincadeiras, pois "como qualquer border collie, ele precisa de um trabalho".

"Em algumas destas fotos, ele está esperando que eu atire algo (um graveto ou brinquedo), mas, na maioria, ele está apenas sentado e esperando, 'se escondendo'! Ele sabe que este é seu trabalho e é muito feliz em realizá-lo", afirmou.

Knapp disse que, geralmente, o trabalho com Momo é "muito orgânico".

"Às vezes ele já está escondido, às vezes eu grito 'vai esconder'! e ele não faz muita coisa, então eu caminho com ele para um esconderijo e o posiciono. Ele é superobediente e é uma experiência incrível que tenhamos conseguido fazer tanta coisa - ele responde a (comandos como) 'mais perto', ou 'recue', 'mais alto' e, algumas vezes, 'volta'", disse. Mais detalhes do projeto Find Momo estão no website do projeto