Topo

David Alfaro Siqueiros: o muralista mexicano que queria matar Trotsky

29/01/2014 12h49

As obras de David Alfaro Siqueiros refletem um pedaço importante da história do México, que marca os 40 anos de sua morte.

O artista plástico, stalinista confesso e ativista político, nasceu na Cidade do México em 29 de dezembro de 1896 e morreu aos 77 anos em janeiro de 1974.

Siqueiros foi soldado do Exército Constitucionalista de Venustiano Carranza. A vitória desta facção e a eventual chegada ao poder fizeram com que Siqueiros tivesse uma influência determinante na construção do sistema educativo mexicano. O artista acreditava que a arte era o meio idôneo para transmitir os valores revolucionários.

Ele passou pela Europa, onde teve contato com as vanguardas artísticas.

Ao voltar para o México, Siqueiros começou, junto com Diego Rivera a experimentar e desenvolver o que ficaria conhecido como muralismo. Durante esta viagem, Siqueiros também adotou o marxismo como ideologia, o que influenciou sua obra, que para ele funcionava como uma forma de arte revolucionária e popular. Um método para a educação do proletariado.

A paixão, o autoritarismo e sua admiração pelo socialismo soviético foram características tanto de sua arte como em seu pensamento e ação política. Em maio de 1940, Siqueiros e um cunhado tiveram uma tentativa frustrada de atingir o objetivo de assassinar Leon Trotsky, líder soviético exilado no México.