Topo

Exposição em SP mostra vida dos escravos no Brasil

20/11/2013 17h23

Uma exposição em São Paulo chamada "Emancipação, Inclusão e Exclusão" reúne 74 fotografias de negros no Brasil do século 19. Muitos dos retratados eram escravos.

As fotos não documentam atos de "violência explícita" contra escravos, mas expressam a opressão, segundo o curador da mostra no Museu de Arte Contemporânea da USP, Sergio Burgi. A exposição foi feita em associação com o Instituto Moreira Salles.

Muitas das imagens são de Marc Ferrez, um dos fotógrafos de maior destaque no Brasil do século 19. Um de seus objetivos foi documentar o processo de produção econômica nas fazendas, segundo Burgi.

O curador da mostra indica que "é mais fácil para as gerações contemporâneas pensar nesse período por meio das fotos, em vez de desenhos que, de certo modo, projetam um passado aparentemente distante de algo que é tão próximo".

Burgi nota que, nas imagens estáticas, "todos estão sempre posando para o fotógrafo". E explica que isto refletia as necessidades do processo fotográfico do século 19, quando eram usadas câmeras grandes, sempre apoiadas em tripés.

A exposição fica no Museu de Arte Contemporânea da USP, em São Paulo, até 29 de novembro. Há planos para que a mostra vá para outras cidades do Brasil e até outros países.