Topo

Palácio em Londres reabrirá partes fechadas há 65 anos

29/09/2013 08h55

O teatro vitoriano e os estúdios da BBC estão entre as áreas do Alexandra Palace que passam por reforma, um  projeto que custou R$ 87 milhões.

O Alexandra Palace, localizado no norte de Londres, conhecido também como o Palácio do Povo, foi inaugurado em maio de 1873 com o objetivo de ser um centro público de recreação, educação e entretenimento.

Seu edifício original foi destruído por um incêndio apenas 16 dias após sua abertura. Mas o palácio foi rapidamente reconstruído e inaugurado dois anos depois, em 1875, com o típico vigor vitoriano.

O novo palácio continha um salão de concertos, galerias de arte, um museu, um salão de leituras, uma biblioteca, uma sala de banquetes e um teatro.

O teatro, no estilo vitoriano, foi construído para acomodar 2,500 pessoas, mas por mais de 65 anos suas portas ficaram fechadas para o público.

A Heritage Lottery Fund, a fundação ligada a Loteria Nacional da Grã-Bretanha que financia projetos ligados ao patrimônio, é a responsável pela reforma, que custou R$ 87 milhões, do teatro, do East Court e dos estúdios da BBC. A abertura está prevista para 2017.

Enquanto a reforma é feita, outras partes do Alexandra Palace permanecem abertas. O Grande Órgão Willis tem sido uma parte essencial do salão principal desde 1875, onde acontecem muitos shows.