Topo

Canadense expõe objetos com fotos de peças desmontadas

24/05/2013 08h30

O fotógrafo canadense Todd McLellan realizou um projeto de mostrar objetos conhecidos, alguns até de design clássico, desmontando e separando todas as peças que os compõem.

Os objetos foram fotografados de duas formas. Com as peças colocadas ordenadamente, ou como se tivessem acabado de explodir, com os componentes em queda livre.

"Venho praticando a arte da desmontagem desde a infância. Quando era criança, ficava em meu quarto desmontando meus brinquedos com um martelo, na escola secundária, quase desmontei completamente meu carro (...). Se um objeto me interessa, logo ficará em pedaços", disse McLellan.

"A parte fascinante de desmontar um objeto, antes mesmo de fotografar, é a oportunidade de entender o desafio do fabricante. Consigo uma compreensão básica de como o objeto funciona e, também, um grande respeito por ele", afirmou o fotógrafo.

McLellan afirma que sua "arte da desmontagem" pode ficar mais complicada com objetos mais modernos, como iPods. Segundo o fotógrafo é difícil saber quantos componentes existem dentro de um estojo aerodinâmico como o destes objetos.

As imagens de Todd McLellan estão no livro Things Come Apart ('Coisas que se Separam', em tradução livre), publicado pela Thames and Hudson.