Topo

Fotógrafo encena "espetáculo" da vida nas cidades

O projeto "Traces", do fotógrafo colombiano Manuel Vazquez - Manuel Vazquez
O projeto 'Traces', do fotógrafo colombiano Manuel Vazquez Imagem: Manuel Vazquez

22/02/2013 09h29

O fotógrafo colombiano Manuel Vazquez lançou o projeto Traces ('Vestígios', em tradução livre), uma série de paisagens urbanas imaginárias que visam comentar a exposição das pessoas à vida na cidade.

Vazquez se inspirou no sentimento dos moradores da cidade em relação à vigilância e segurança depois de ataques terroristas em vários países do mundo. Com isso, ele examina a crescente intromissão na vida pública e particular das pessoas.

Com este trabalho o fotógrafo tenta destacar como as pessoas estão na mira "dos refletores e, portanto, do escrutínio do olhar".

"Em uma sociedade cheia de olhos curiosos como os nossos, todos podem se transformar em espectadores e atores no espetáculo diário", afirma Vazquez.

"(O projeto) Traces examina o (que há de) teatral na rotina diária. Nesta sociedade de espetáculo, um universo paralelo de imagens registra a 'realidade' através do mapeamento e arquivo dos vestígios deixados pela nossa exposição à vida na cidade", disse o fotógrafo.

"O espectador também é o protagonista pedestre das imagens, passageiros observam a própria rotina na cidade", afirma Vazquez.