Topo

Obra de arte britânica permite "espiar" banho de modelos ao vivo

10/07/2012 10h54

Uma exposição na galeria National Gallery, em Londres, a instalação "Diana" é um prato cheio para curiosos e voyeurs. Através de pequenos buracos na parede, os espectadores podem assistir a três mulheres tomando banho.

A obra, criada pelo artista britânico Mark Wallinger, está na exposição "Metamorphosis: Titian 2012" (em tradução livre para o português, "Metamorfoses: Ticiano 2012"), que é parte da Olimpíada Cultural de Londres 2012, série de eventos que acontecem no país na época dos Jogos.

Para este trabalho, o artista encontrou, pelo Twitter, as três modelos que tomam banho ao vivo na instalação. Todas elas se chamam Diana e são "espiadas" pelo público em um banheiro falso criado especialmente para a obra.

O artista disse aos jornais britânicos que "Diana" partiu de seu desejo de encontrar um modo de representar o banho da deusa de uma maneira moderna. Segundo ele, havia algumas regras sobre o que as modelos podiam e não podiam fazer, mas que elas tinham que se comportar "minimamente como deusas".

Ticiano
A mostra tem trabalhos de artistas contemporâneos em resposta às obras do pintor renascentista italiano Ticiano, tema de outra exposição no museu.

Os britânicos Chris Ofili, Conrad Shawcross e Mark Wallinger terão o apoio de músicos, coreógrafos e do Royal Ballet para criarem espetáculos de balé originais inspirados em três pinturas consideradas obras-primas de Ticiano: "Diana e Calisto", "Diana e Actéon" e "A Morte de Actéon".

As pinturas, por sua vez, foram inspiradas pelos poemas da série "Metamorfoses", do grego Ovídio, que contam a história do jovem caçador Actéon. De acordo com a mitologia grega, Actaeon encontrou com a deusa Diana tomando banho e foi transformado em um veado e atacado por cães, como punição.

Cada artista terá uma sala em que poderá mostrar seus estudos em preparação para a criação do balé e novas obras de arte criadas especialmente para o projeto. A exposição "Metamorfoses: Ticiano 2012" começa nesta quarta-feira (11) e vai até o dia 23 de setembro.