Topo

Artista recria obra-prima com trabalhadores das Olimpíadas de Londres

O banho em Asnières, de George Seurat - The Yorck Project © Zenodot Verlagsgesellschaft mbH (licença GNU FDL)
O banho em Asnières, de George Seurat Imagem: The Yorck Project © Zenodot Verlagsgesellschaft mbH (licença GNU FDL)

06/02/2012 10h32

Um artista contratado por um dos órgãos que organiza a Olimpíada de Londres 2012 recriou uma pintura clássica do pós-impressionismo francês usando como modelos os trabalhadores que estão construindo obras dos Jogos.

O sul-africano Neville Gabie foi contratado para ser "artist-in-residence" (residência artística), um cargo onde um artista é convidado por uma instituição ou empresa para criar uma obra que reflete sobre um tema específico.

Por 15 meses, Neville Gabie criou obras para a Olympic Delivery Authority (ODA), uma das duas entidades que organiza a Olimpíada de Londres.

  • ODA

    Fotografia 'Freeze Frame', de Neville Gabie, é uma releitura de um clássico de Seurat

Entre as obras está uma foto de Gabie que recria o quadro "O banho em Asnières" ("Bathers at Asnières"), do pintor George Seurat, de 1883-4, um dos marcos do movimento pontilhista. A obra-prima de Seurat faz parte do acervo do museu National Gallery, de Londres.

A foto de Gabie - batizada de "Freeze Frame" ("Quadro congelado") - usa trabalhadores da construção civil, jardineiros, engenheiros, designers e seguranças como modelos.

"Quando Seurat pintou 'O banho em Asnières' entre 1883-4, a pintura foi vista como uma imagem radical, baseada na ideia da classe trabalhadora em um parque urbano, mas em uma paisagem industrial", diz Gabie.

"Seurat foi um dos primeiros artistas a homenagear os homens comuns nos lugares onde eles habitavam de verdade."

O trabalho do artista sul-africano recebeu elogios do curador das obras do século 19 da National Gallery, Chris Riopelle.

"Neville Gabie reinterpreta Seurat em uma era pós-industrial. Ele nos mostra a beleza e harmonia natural que pode surgir em um local inesperado."

Para a entidade olímpica, a obra reflete a "variedade e diversidade de funções" dos trabalhadores envolvidos em construir as obras das Olimpíadas.