Entretenimento

China diz que artista Ai Weiwei está preso por "evasão fiscal"

20/05/2011 17h50

A polícia chinesa disse nesta sexta-feira que o motivo pelo qual o artista Ai Weiwei, um dos mais conhecidos do país, está preso desde abril é por evasão fiscal.

Segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, a empresa de Ai deixou de pagar “uma grande quantia” de impostos e “destruiu intencionalmente documentos contábeis”.

Ai é um forte crítico do governo comunista chinês e seu blog é frequentemente censurado. Seu trabalho costuma ter conotações políticas e ele tende a apoiar abertamente outros dissidentes.

A Xinhua disse que Ai estaria sob “vigilância residencial”, termo geralmente usado quando os detidos são mantidos em prisão domiciliar.

Sua detenção despertou críticas por parte da comunidade internacional e de grupos de direitos humanos. Em abril, os governos da Alemanha e da França pediram a libertação imediata de Ai.

E a ONG Anistia Internacional declarou na época que a prisão do artista mostra que "o período para discordância aberta na China chegou ao fim".

'Crimes econômicos'

Já o Ministério das Relações Exteriores da China havia dito anteriormente que o artista estava sendo investigado por “crimes econômicos” e que seu caso não teria nada a ver com “direitos humanos ou liberdade de expressão”.

Ai Weiwei foi detido no aeroporto de Pequim no dia 3 de abril. Ele manteve contato com sua família apenas no último domingo, segundo sua irmã, Gao Ge.

Ela disse que Ai se encontrou com sua esposa em um local secreto, para dizer que estava bem.

“Ele não é o representante legal da empresa ou seu presidente. Portanto, mesmo que esta seja acusada de crimes, Ai Weiwei não deveria ter sido preso”, disse Gao Ge à agênciaReuters, ressaltando que acredita que a prisão tem motivos políticos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo