Topo

Entretenimento

Presidiários na Califórnia têm aula de teatro com ator vencedor de Oscar

Brainpix
Sem capacete, Tim Robbins anda de bicicleta por Venice, na Califórnia (4/1/2011) Imagem: Brainpix

16/05/2011 11h03

Presidiários na Califórnia estão tendo aulas de teatro com o ator ganhador do Oscar Tim Robbins, em um esforço para ajudar na sua reintegração social.

A Califórnia tem uma população carcerária de cerca de 150 mil, com altos índices de reincidência de crimes. Para Tim Robbins, o projeto pode ajudar na recuperação desses presidiários quando eles forem reintegrados à sociedade.

“Como você os quer quando eles voltarem à sua cidade?”, questiona o ator, em entrevista à BBC. “Você os quer endurecidos, desprovidos de luz, comida e arte? Ou quer alguém que deu passos para se reabilitar?”

Mas programas de reabilitação como este estão sendo interrompidos por falta de verbas, num momento em que a Califórnia tenta combater seu alto deficit público. O projeto teatral está sobrevivendo graças a voluntários e doações privadas.

Robert, um dos presidiários que fazem o curso de teatro, diz que atuar lhe dá esperança. “(O programa) está me ajudando a ser honesto comigo mesmo”, diz ele, prometendo que fará “tudo em seu poder” para se manter na legalidade quando for libertado.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento