Entretenimento

Obras de arte de ícone punk Sid Vicious vão a leilão

08/04/2011 10h19

Um livro contendo pinturas e desenhos assinados por Sid Vicious, um dos personagens-símbolo do punk rock e ex-baixista do grupo Sex Pistols, vai a leilão na próxima segunda-feira, em Londres.

A obra foi compilada pelo biógrafo de Vicious, Alan Parker, e exibe peças pouco associadas ao universo do baixista e cantor, que teria assassinado Nancy Spungen, sua namorada, com uma facada, em 1978, e que morreu de overdose de heroína no ano seguinte.

Algumas obras contidas no livro, que é uma edição limitada, são marcadas pelo lirismo e a simplicidade, como o retrato de um girassol.

Outras, como o jornal britânico "The Independent" comentou, remetem ao surrealismo de Salvador Dalí, como a da imagem acima, que mostra uma figura de forma indefinida cercada por fungos, aranhas e cogumelos.

O tom surrealista reaparece em outra peça, que mostra uma cabeça suspensa sobre pernas compridas, andando por um cenário desértico. O lirismo reaparece em outra imagem, que mostra uma mesquita, durante um pôr do sol.
De acordo com o biógrafo Alan Parker, as pinturas e desenhos foram feitas quando Vicious, cujo nome verdadeiro era Simon John Beverly, tinha cerca de 15 anos de idade.

  • BBC

    Obra criada pelo membro do Sex Pistols, Sid Vicious, "Mythical Creature"

Entre os artigos que serão leiloados figuram também o último contrato assinado pelo cantor e baixista, uma lista de canções que Vicious apreciava, escrita à mão, e a tradiconal corrente que ele ostentava no pescoço.

As obras pertencem ao acervo da mãe de Sid Vicious, Ann Beverly, e foram mantidas por ela até a sua morte, em 1996.

A expectativa é que o livro com as pinturas alcance um lance equivalente a 4 mil libras (cerca de R$ 10,4 mil).

O contrato assinado pelo cantor pode ser leiloado 3,5 mil libras (cerca de R$ 9 mil). As peças irão à venda na casas de leilões The Fame Bureau.

Sid Vicious nasceu em 1957 e ingressou nos Sex Pistols apenas após a gravação do álbum mais célebre da banda, Never Mind The Bollocks, em substituição ao baixista Glen Matlock.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Entretenimento

Topo