Topo

Grupo britânico transforma obras de arte em peças de tricô

31/03/2011 13h04

Um grupo de mulheres do nordeste da Grã-Bretanha transformou dezenas de conhecidas obras das artes plásticas – como "O Grito", de Munch, e "A Grande Onda", de Hokusai – em peças de tricô, que acabam de ser exibidas em uma feira de artesanato em Londres.

As peças foram feitas por cerca de 40 participantes, de diferentes idades e graus de habilidade, ao longo de mais ou menos seis meses.
 
O grupo, chamado The Materialistics, começou a tomar forma em 2009, com um projeto impulsionado pelo centro cultural Customs House, do condado de Tyne & Wear (norte da Inglaterra).
 
O projeto, cujo objetivo era integrar a comunidade local com a tradicional arte da indústria naval, consistia em “cobrir” um barco de verdade – velas inclusas – de peças de tricô.
 
“Chamamos voluntários locais e recebemos contribuições de peças tricotadas (com partes do barco) de diversas partes do mundo”, disse à BBC Brasil Esen Kaya, que é parte tanto do Customs House quanto do Materialistics.
 
O grupo se tornou oficial em 2010. Hoje, se reúne regularmente e até cobra anuidade (de 12 libras, ou R$ 31) para a realização de exposições, que já percorreram diversas partes da Grã-Bretanha.
 
O próximo projeto chama-se Once Upon a Time ("Era uma vez", em tradução livre) e consistirá em peças de tricô inspiradas em livros de história infantis.
 
Kaya disse que o grupo está aberto a colaborações vindas de qualquer parte do mundo, inclusive do Brasil. “São todos bem-vindos. Por e-mail (esen@customshouse.co.uk), eu passo as orientações (para os colaboradores estrangeiros).”
 
Ela diz que a habilidade de tricotar é aprendida facilmente e que se interessou pelo tema porque gosta de “trabalhar com diferentes materiais e torná-los contemporâneos”.
 
E agrega que a participação de jovens em seu grupo mostra que “tricotar não é mais visto como algo antiquado, feito apenas por velhas senhoras”.