Mostra ilustra a percepção de imundície ao longo dos séculos
Uma mostra inaugurada nesta semana em Londres expõe formas como a sujeira foi vista por diferentes culturas ao longo de vários séculos.
A exposição "Dirt: the Filthy Reality of Everyday Life", que poderia ser traduzido como ''Sujeira: a Imunda Realidade da Vida Cotidiana'', em cartaz na Wellcome Gallery, usa ilustrações, pinturas, fotografias, peças científicas e mapas que mostram a aversão e fascinação exercida pela imundície.
Há desde um urinol usado pelos romanos até uma instalação de um artista contemporâneo na qual ele cria um ''tapete de sujeira''.
A exposição destaca ainda como a noção de limpeza foi utilizada para justificar o preconceito racial, desde em imagens dos primórdios da publicidade até por cientistas alemães cooptados pelos nazistas.
Chamam atenção ainda ilustrações e fotos destacando as condições esquálidas de vida na Inglaterra vitoriana, como uma vestimenta especial criada para evitar o contágio do cólera.
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.