Topo

Briga em boate ameaça carreira de astro de teatro tradicional no Japão

09/12/2010 11h05

  • AP

    Ebizo Ichikawa ainda mostrava sinais dos ferimentos da briga

A polícia japonesa está investigando uma briga em uma boate que pode acabar com a carreira artística de um dos homens mais famosos do país.

Ebizo Ichikawa, de 33 anos, faz parte de uma dinastia que domina o tradicional teatro kabuki há mais de 300 anos, mas depois do incidente, várias de suas apresentações foram suspensas e contratos de publicidade, cancelados.

Ichikawa foi criado para os palcos, mas nem isso poderia tê-lo preparado para enfrentar os quase 700 repórteres que o esperavam para sua primeira aparição pública desde a briga que escandalizou o país, há cerca de duas semanas.

O ator, que tinha passado vários dias hospitalizado por causa dos ferimentos, fez questão de se curvar diversas vezes para demonstrar seu arrependimento, além de ter pedido desculpas "pela tremenda confusão e preocupação" que causou.

Ichikawa disse ainda que sua arrogância e imprudência podem ter provocado o ataque, mas se recusou a entrar em detalhes sobre as razões da briga. A polícia ainda procura um integrante de uma gangue de motociclistas que seria o responsável pelos ferimentos do ator.

  • Reuters

    Ichikawa se curvou diversas vezes em sinal de arrependimento

"Arte tradicional"
Ebizo Ichikawa é o 11º integrante de uma dinastia de famosos atores de kabuki, uma forma de teatro tradicional originada por volta de 1600, que combina música, dança e atuação para contar histórias de vingança entre samurais e amores impossíveis em peças encenadas apenas por homens usando maquiagem pesada e roupas elaboradas.

Apesar de o público deste tipo de teatro ainda ser majoritariamente idoso, atores jovens como Ichikawa --considerado o "príncipe do kabuki"-- têm despertado o interesse das novas gerações, aparecendo em programas de TV e atuando em outros gêneros.

Mas agora, além de ter provocado o desprezo de boa parte do público, Ichikawa pode ter sua capacidade de atuar prejudicada pelos ferimentos.

Segundo médicos, é possível que ele não consiga mais fazer seu famoso olhar nirami, uma pose feroz com os olhos vesgos que é a marca registrada da família Ichikawa desde o século 17.