Topo

Mostra em Londres explora papel das drogas na história

Ilustração do acervo da Wellcome Library mostra dois ricos usuários de ópio - Wellcome Library London/BBC Brasil
Ilustração do acervo da Wellcome Library mostra dois ricos usuários de ópio Imagem: Wellcome Library London/BBC Brasil

19/11/2010 08h45

Uma exposição em Londres explora o papel das drogas na história e na cultura mundiais, questionando a ideia de que elas sejam um mal da vida moderna.

A exibição "High Society" ("Alta Sociedade", ou "Sociedade Chapada" --high tem esse sentido duplo), inaugurada neste mês na Wellcome Collection, traça os caminhos de substâncias que já foram usadas como remédios, em rituais, como moeda de troca ou inspiração para as artes.

Mais de 200 imagens e documentos são exibidos, incluindo um manuscrito do poeta inglês Samuel Taylor Coleridge supostamente escrito numa "viagem" de ópio; experimentos da Nasa (agência espacial americana) com aranhas intoxicadas; um relato do século 17 do capitão Thomas Bowrey, descrevendo os experimentos da tripulação com uma bebida feita de maconha.

A exposição também mostra obras de arte que exploram o uso de drogas, como uma série de retratos da artista australiana Tracey Moffat e uma instalação do francês de origem chinesa Huang Yong Ping.

Os organizadores lembram que o mercado de drogas ilícitas movimenta US$ 320 bilhões (cerca de R$ 548 bilhões) por ano segundo a ONU e que, apesar de novas drogas surgirem a todo momento, o uso de substâncias psicoativas não é nada novo.

Mesmo as que são hoje amplamente consumidas --como álcool, tabaco e café-- já foram ilegais no passado, afirmam eles.