Topo

Concurso de fotos sobre 'crescimento' anuncia finalistas

Foto finalista do concurso Prix Pictet 2010 mostra habitantes de Petros Village, em Malawi - Guy Tilim/BBC Brasil
Foto finalista do concurso Prix Pictet 2010 mostra habitantes de Petros Village, em Malawi Imagem: Guy Tilim/BBC Brasil

16/11/2010 09h54

Os organizadores do prestigioso concurso de fotografia Prix Pictet anunciaram as doze imagens finalistas da edição deste ano.

Patrocinado por uma dos maiores bancos privados da Suíça, o Pictet, o concurso dá ao vencedor um prêmio de 100 mil francos suíços (R$ 175 mil). O prêmio foi criado há três anos para laurear fotos que expõem e lidam com questões sociais ou ligadas ao meio ambiente sob o viés da sustentabilidade.

O tema específico do Prix Pictet de 2010 é "crescimento". Os finalistas foram escolhidos por um júri independente, formado por mais de 450 fotógrafos de todo o mundo.

Os finalistas são o dinamarquês Christian Als, o canadense Edward Burtynsky, o francês Stéphane Couturier, os americanos Taryn Simon, Mitch Epstein e Chris Jordan, o sul-coreano Yeondoo Jung, os alemães Vera Lutter, Michael Wolf e Thomas Struth, o burquinense Nyaba Leon Ouedraogo e o sul-africano Guy Tillim.

Segundo a organização do concurso, os oito jurados procuraram escolher fotografias com mérito artístico e que apresentassem uma "narrativa convincente sobre as questões críticas da sustentabilidade e, em particular, o tema do crescimento."

O vencedor do concurso será anunciado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan em uma cerimônia em Paris, em 17 de março de 2011. A exposição com os finalistas ocorre até o dia 29 deste mês na Galerie Filles du Calvaire, na capital francesa.