Topo

Mostra de pintor hiperrealista desconhecido bate recordes em Londres

"Coffee at the Cottage", pintura hiperrealista de Clive Head em exposição na National Gallery - Private Collection, courtesy of Marlborough Fine Art Ltd, photography by Prudence Cumming Associates
"Coffee at the Cottage", pintura hiperrealista de Clive Head em exposição na National Gallery Imagem: Private Collection, courtesy of Marlborough Fine Art Ltd, photography by Prudence Cumming Associates

05/11/2010 09h56

Uma exposição de quadros de pinturas tão realistas que se assemelham a fotos está batendo recordes de visitantes na National Gallery, em Londres.

Mais de 35 mil pessoas foram ver as obras do pintor britânico hiperrealista Clive Head, que retratam lugares típicos da paisagem londrina, desde que a mostra "Perspectivas Modernas" entrou em cartaz no museu, no dia 13 de outubro.

O curador da exposição, Colin Wiggins, disse ao jornal "The Guardian" que ficou impressionado com a quantidade de pessoas --cerca de 8 mil por dia-- que visitam a exposição e com o tempo que estas passam diante dos quadros.

"Ele quebrou o recorde de visitas para um artista contemporâneo na Sala Um (espaço de exposições temporárias da galeria)", afirmou.

Clive Head, que é desconhecido do grande público no país, representa realisticamente espaços urbanos, mostrando diferentes pontos de vista concentrados em um mesmo espaço.

Segundo a curadoria da exposição, o espectador tem a sensação de estar realmente naquele lugar, movendo-se e observando a paisagem de diferentes ângulos.

Entre os galeristas, as pinturas de Head são bastante conhecidas e chegam a ser oferecidas por 160 mil libras (R$ 430 mil) cada. A mostra vai até 28 de novembro.