Entretenimento

Poeta e autora Maya Angelou morre aos 86 anos

AP
Maya Angelou recebendo um beijo do presidente dos EUA Barack Obama em 2011 Imagem: AP

28/05/2014 11h03

A poeta Maya Angelou, ícone da luta pelos direitos civis, morreu nesta quarta-feira (28) aos 86 anos em sua casa em Winston-Salem, na Carolina do Norte. A sua morte foi confirmada pela Wake Forest University, localizada na mesma cidade, onde ela lecionava desde 1982.

Angelou se tornou uma das primeiras mulheres negras a se tornar uma autora de sucesso junto ao grande público. Como mãe solteira se apresentou em clubes de striptease para se sustentar e depois escreveu e recitou o mais popular discurso presidencial inaugural da história dos EUA, "On the Pulse of the Morning" na aceitação em 1993 do presidente Bill Clinton. Angelou foi vítima de estupro quando criança e escreveu uma biografia que vendeu mais de um milhão de cópias, além de se tornar amiga de Malcolm X, Nelson Mandela e Martin Luther King.

De sua carreira como atriz, dançarina e cantora nos anos 1950 e 1960, se tornou autora em 1970 com "I Know Why the Caged Bird Sings", a primeira parte de sua autobiografia que continuou através das décadas.

Ela se tornou uma mentora da apresentadora Oprah Winfrey quando esta ainda trabalhava em emissoras locais. Angelou falava diversos idiomas e além de poesia publicou livros de culinária, autoajuda e histórias infantis. Ela escreveu músicas, peças e roteiros, e recebeu uma nomeação ao Emmy por sua atuação na série "Raízes".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Entretenimento

Topo