Topo

Polônia planeja leiloar fotos de Marilyn Monroe

A curadora de uma galeria de fotografia Anna Wolska mostra uma foto de Marylin Monroe feita pelo fotógrafo de celebridades Milton H. Greene, que pertence ao governo polonês e será exibida em Varsóvia, antes de um possível leilão (20/7/12) - Alik Keplicz/AP Photo
A curadora de uma galeria de fotografia Anna Wolska mostra uma foto de Marylin Monroe feita pelo fotógrafo de celebridades Milton H. Greene, que pertence ao governo polonês e será exibida em Varsóvia, antes de um possível leilão (20/7/12) Imagem: Alik Keplicz/AP Photo

De Varsóvia (Polônia)

20/07/2012 12h24

A Polônia planeja leiloar parte de um acervo fotográfico que inclui centenas de fotografias de Marilyn Monroe.

As fotografias foram tiradas pelo fotógrafo de celebridades Milton H. Greene. Algumas são imagens bem conhecidas, mas as autoridades polonesas acreditam que a coleção pode conter alguns trabalhos inéditos.

As fotos acabaram em poder da Polônia como resultado de um complexo escândalo de desvio de verbas que abalou o país no início dos anos 1990. Um homem de Chicago acusado de enganar o governo do país em milhões de dólares deu a coleção para a Polônia na década de 1990 como parte do reembolso pelas perdas do governo.

Uma curadora de uma galeria de fotos, Anna Wolska, mostrou as imagens para a Associated Press nesta sexta-feira (20) enquanto ela prepara uma exposição com elas que ficará em cartaz entre 6 de agosto e 7 de setembro, em Varsóvia.