Topo

"Mural", obra marco do expressionismo abstrato de Pollock, será restaurada

Do UOL, em São Paulo

26/06/2012 19h18

A obra "Mural" do pintor expressionista Jackson Pollock, de 8 metros de altura e mais de 20 metros de comprimento, será restaurada pelo Instituto de Conservação Getty Center. A pintura foi levada da Universidade de Iowa para Los Angeles e ficará pronta em quase dois anos.

"Mural" é uma pintura a óleo em lona feita há sete décadas com uma técnica única desenvolvida por Pollock de gotejar tinta. Nos últimos, ela começou a ceder, o que leva os especialistas a acreditar que o artista pode ter usado um pouco de tinta de automóvel, uma vez que chegou a trabalhar em pintura de carros.

O trabalho do pintor representa um importante momento da arte abstrata. "Pode ser a pintura mais importante da segunda metade do século 20", disse Tom Lerner, diretor de pesquisa de arte moderna e contemporânea do Instituto.

"Mural" foi descrito por Pollock como sendo uma debandada de animais do oeste americano e foi criada para o rico colecionador de arte Peggy Guggenheim, que deu à Universidade de Iowa em 1951.

Quando o restauro estiver concluído, a obra será exposta no museu da Getty Center por três meses, depois será levada de volta a Iowa.

Em 2011 a obra foi avaliada em 140 milhões de dólares para um leilão para fundos de bolsas escolares de artes. A proposta foi recebida com críticas e Todd Taylor, representante do estado de Iowa, chegou a dizer que a venda seria um "vandalismo cultural".