Topo

Tocha Humana volta em nova edição do "Quarteto Fantástico"

Capa da edição número 600 do "Quarteto Fantástico", que marca a volta do personagem Tocha Humana - AP
Capa da edição número 600 do "Quarteto Fantástico", que marca a volta do personagem Tocha Humana Imagem: AP

MATT MOORE

23/11/2011 09h50Atualizada em 23/11/2011 10h22

FILADÉLFIA (AP) -- Johnny Storm, conhecido como Tocha Humana, volta à vida na última edição dos quadrinhos da Marvel "O Quarteto Fantástico". O número 600 da HQ, que sai nesta quarta (23) nos Estados Unidos, marca a primeira vez desde janeiro que o clássico time criado por Stan Lee e Jack Kirby volta a sua formação original: Senhor Fantástico, A Coisa, a Mulher Invisível e Johnny Storm, conhecido como Tocha Humana, que foi visto pela última vez perecendo no que parecia uma briga a todo vapor contra os trabalhadores da Zona Negativa.

Apesar de ter apenas dez meses que a Marvel matou o Tocha Humana, a morte nos quadrinhos é raramente, se é, uma condição permanente.

Como e porquê Tocha - que, junto com o resto do Quarteto Fantástico, lançou a era de prata da Marvel há 50 anos - voltou a viver ainda não foi revelado. Mas Tom Breevort, vice-presidente da Marvel, disse à Associated Predd que é uma história que será contada no número 600 e em edições futuras. "Há cerca de 100 páginas de história para contar isso", disse Breevort.

Brevoort diz que a nova edição deixa claro que Johnny Storm não estava apenas hibernando ou em coma. "Sim, ele realmente morreu. Ele morreu algumas vezes", disse, adicionando que o escritor Jonathan Hickman havia esboçado planos de um retorno meses atrás para que os leitores não "se sentissem traídos ou desapontados".

A morte não é estranha ao Quarteto Fantástico. Sue Storm, a Mulher Invisível, teria supostamente morrido, mas o fato foi apenas uma estratégia. Seu marido, Reed Richards, o Senhor Fantástico, foi creditado como morto após uma briga com seu arqui-inimigo Dr. Destino. Ao invés de morrer, ele foi levado junto com seu rival para uma outra dimensão.

Os planos de Hickman também serão revelados na série "FF," que a Marvel lançou após a morte do Tocha. Ela não só substitiuiu "O Quarteto Fantástico" como contou a história dos sobreviventes da equipe, incluindo o Homem-Aranha.

"A 'FF' também vai continuar, e Jon vai escrever as duas. Elas vão funcionar como HQs irmãs", disse Breevort. "Uma focando nos quatro principais e outra na Future Foundation e a base mais ampla de personagens que reunimos".