Topo

Will Ferrell ganha maior prêmio de humor dos Estados Unidos

Will Ferrell no 14o Prêmio Mark Twain de Humor, que o homenageou em Washington (23/10/11) - Kris Connor/Getty Images
Will Ferrell no 14o Prêmio Mark Twain de Humor, que o homenageou em Washington (23/10/11) Imagem: Kris Connor/Getty Images

BRETT ZONGKER

24/10/2011 09h17

Will Ferrell, que aprimorou sua imitação do ex-presidente George W. Bush no "Saturday Night Live" e depois levou sua atuação presidencial para Broadway, foi premiado com o maior prêmio de humor dos Estados Unidos na noite do último domingo (24).

O artista televisivo fez filmes e co-fundou o site “FunnyorDie.com” na carreira que deu a ele o prêmio "Mark Twain" de humor do Centro Kennedy de Artes Performáticas.

"Washington não é uma cidade muito conhecida pela comédia - pelo menos não do tipo intencional", disse a nova âncora da PBS, Gwen Ifill, que orientou Ferrell em suas habilidades jornalísticas para o filme "O Âncora".

Ela anunciou um clipe de Ferrell imitando Bush em "Seja bem-vinda, América: A Noite Final com George W. Bush" na Broadway. Vestindo um terno embaixo de um cartaz que dizia "Missão Cumprida", ele explicou como Marrocos enviou uma unidade especial de 2.000 macacos treinados para combater o terrorismo "e fez rir até as crianças."

"Com esse tipo de comédia, Ferrell realizou algo fantástico", disse Ifill."Ele fez os democratas pagarem para ver e aplaudir George W. Bush", disse ela.

Conan O'Brien, Jack Black, Matthew Broderick, Ben Stiller e Billie Joe Armstrong, da banda Green Day, apresentaram-se na homenagem à Ferrell, juntamente com Molly Shannon, Tim Meadows e Andy Samberg, da época de Ferrell em “Saturday Night Live”.


O show foi gravado para ser  transmitido 31 de outubro em todo país.


Jack Black abriu o show com um número de canto e dança para o seu amigo e tentou animar a plateia cantando "Will, Will, Will, Will Rock You".

Black observou  que Ferrell reinou supremo em "SNL" por sete anos. "Ele é loucamente engraçado. Ele faz você rir tanto que você chora e faz xixi ao mesmo temp".

O'Brien saudou Ferrell por dar tanto de si à comédia. "Will amplia e celebra suas falhas, apenas para nos entreter", disse O'Brien.

Ele também agradeceu Ferrell por ser seu primeiro e último convidado quando ele foi entrevistador do programa "The Tonight Show".

"É raro um amigo que vai ficar com você por cinco meses e meio", disse ele.

Shannon, que conheceu Ferrell quando ela era uma garçonete em Los Angeles, disse que, ao contrário do que passa na TV, Ferrell é muito sério e doce para se trabalhar. Em relação ao prêmio, ela brincou que "agentes e empresários de Will claramente compraram este para ele."

Quando ele foi finalmente agraciado com o prêmio, um busto de bronze de Mark Twain, Ferrell deixou-a cair no palco e tentou catar os pedaços quebrados. Ele brincou dizendo que recusou o prêmio antes 13 vezes, mas decidiu aceitar desta vez por causa do dinheiro (ele não ganha nada) e para ser assistido "por centenas de pessoas em todo o país."

Ele agradeceu ao Centro Kennedy como "um dos poucos lugares que apoiam a comédia como o que ela realmente é, uma forma de arte."

Ferrell é o filho de uma professora e de Roy Lee Ferrell, o guitarrista de Righteous Brothers. Ele cresceu em Irvine, Califórnia, foi para a faculdade na Universidade do Sul da Califórnia e começou sua carreira na comédia com o grupo de improvisação de Los Angeles,o “The Groundlings”.

Foi onde ele foi descoberto pelo "SNL".

Ferrell passou a fazer alguns filmes estranhos, incluindo "O Âncora: A Lenda de Ron Burgundy", "Ricky Bobby - A Toda Velocidade" e "Dias Incríveis". Ele também tentou sua carreira em filmes de drama, incluindo este ano o filme independente "Everything Must Go". Um de seus próximos projetos é uma comédia em espanhol, "Casa de Mi Padre".

Ferrell disse à Associated Press que ele tem tentado diferentes caminhos depois que os orçamentos dos estúdios de cinema apertaram. Ele optou por projetos com orçamentos menores, mas com mais liberdade criativa.

Adam McKay, um colaborador de longa data, e Ferrell também levaram sua comédia para a internet com a criação em 2007 do FunnyorDie.com, um site popular de vídeos. Desde então, milhões de pessoas acessaram o canal.

McKay, um escritor-chefe de "SNL", disse que o quadro "Sino da vaca” de Ferrell é que o mais fez rir até hoje.

"Nós nos demos bem no momento perfeito, quando as pessoas queriam algum tipo de comédia após os oito anos que tínhamos passado", disse ele sobre a imitação de Bush que ele apresentou na TV e depois levou à Broadway.

Treze outras pessoas ganharam o prêmio Mark Twain desde 1998, incluindo Tina Fey, Bill Cosby, Steve Martin e Whoopi Goldberg. O prêmio reconhece as pessoas que seguiram a tradição de Samuel Clemens, o escritor conhecido como Mark Twain, que usava comentários sociais e sátiras para ter impacto na sociedade.