Novelista P.D.James termina a sequência de "Orgulho e Preconceito"
P.D. James disse na quarta (12) que estava feliz por ter finalmente completado seu projeto de longo tempo, uma sequência do livro “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen.
O livro de James, “Death Comes to Pemberley”, será publicado pela Faber & Faber na Grã-Bretanha no início de novembro e por Alfred A.Knopf nos Estados Unidos no dia 6 de dezembro.
Em uma entrevista por telefone de sua casa, a novelista de 91 anos disse que o novo livro permitiu-a integra duas grandes paixões: Austen e histórias de crime. A novela de James é a mais recente de muitas sequencias de “Orgulho e Preconceito.”
“Adoro a ideia de manter a história do livro em Pemberley, seis anos após o casamento de Elizabeth e Darcy. E adoro a ideia de trazer um assassinato a Pemberley,” disse James com uma risada.
Ela não entregou o final, é claro. Mas contou o começo: É outubro de 1803, e amigos e a família se reúne na casa de Darcy e Elizabeth no baile anual de outono.
De repente, Darcy olha pela janela e diz, “Quem é esse?”. Uma carruagem entra no terreno, carregando Lydia Bennet Wickham, irmã de Elizabeth.
“Ela grita que Wickham (George Wickham, seu marido) foi morto”, explica James. “E uma expedição é organizada para ver o que acontecer. Nós os seguimos durante a investigação. É uma história séria de detetive.”
James disse que precisou de dois anos para finalizar o livro, apesar de ter a ideia da história antes de iniciar. Conhecida pelas histórias “Devices e Desires” e “A Taste for Death,” James disse que prefere criar personagens originais, mas achou que poderia adicionar ao mundo que Austen imortalizou há 200 atrás, e adorou a ideia de usar um crime para adicionar novos personagens, como o magistrado de investigação e outros moradores locais.
“Foi um trabalho duro”, disse ela sobre a pesquisa para a história, “e espero ter colocado todos os detalhes certos. Tem muita coisa em jogo. Eu procurei por crimes nesta área na época, e enquanto não havia nada como o que inventei, eu acho que funciona muito bem.”
Apesar de ter expandido um dos maiores clássicos da literatura inglesa, James disse, “Eu devo nunca mais fazer algo como isso novamente.”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.