Topo

Entretenimento

Artista pinta bancos queimando e vende quadro por 25 mil dólares na Califórnia

AP
Imagem da obra "Alex Schaefer" arrematada por 25 mil no eBay Imagem: AP

14/09/2011 07h00

LOS ANGELES (AP) - Alex Schaefer é o artista de Los Angeles mais quente do momento. Isso graças a uma pintura em óleo sobre tela que mostra um banco queimando. Embora seu trabalho tenha sido exibido em várias galerias ao longo dos anos, Schaefer, cujas peças raramente custavam não mais que mil dólares, nunca foi uma grande figura no mundo da arte. Isso até pintar o quadro de um banco em uma rua de São Francisco, na Califórnia.

Com chamas flamejantes saindo do telhado do banco, a obra começou a assumir um aspecto semelhante ao aclamado quadro "Burning Gas Station", feito por Ed Ruscha, em 1966. Schaefer diz que muitos pedestres pararam para lhe dar um sinal positivo. Mas a aprovação não foi unânime, uma vez que alguns deles suspeitaram do artista e chamaram a polícia.

Acontece que depois da pintura ganhar notoriedade com uma matéria no Los Angeles Times, Schaefer conseguiu tantas ofertas que ele decidiu colocar a tintura à óleo em leilão no eBay. Por causa disso, o artista informou que em agosto as autoridades queriam saber se ele realmente planejava queimar o banco.

  • AP

    Artista fez montagem no momento em que foi abordado pela polícia por pintar uma imagem do banco Chase queimando

Um colecionador de arte alemão, que preferiu permanecer anônimo, comprou na semana passada a tela por 25.200 dólares. O artista explicou aos policiais que as pinturas foram feitas para ser uma crítica para o caos financeiro do setor bancário. Vários detetives da polícia disseram na última terça-feira (12) que não sabia se o caso ainda estava sob investigação.

Schaefer, que leciona pintura e desenho no Art Center College of Design em Pasadena, disse que ainda está em choque sobre seu sucesso recente. "Fui recebido como uma mini-celebridade", disse o artista entusiasmado, descrevendo sua chegada ao Centro de Arte na segunda-feira para começar um novo semestre. "Minha classe foi preenchida dentro de uma hora".

Depois de vender a sua pintura da agência bancária Chase, Schaefer decidiu listar uma obra, com tamanho muito menor, que pintou durante uma visita a cafeteria Starbucks de seu bairro. A pintura foi vendida por mais de 3.500 dólares. 

Na terça-feira ele estava tentando fazer outro quadro com tema bancário, mas nenhum policial se aproximou desta vez. O conta que pretende apresentar algumas das pinturas de seu banco em um show no próximo ano e disse que seus dois compradores fizeram convites para ele visitar a Europa. Ele acrescentou que pode levá-los até sobre a oferta e expandir seu trabalho fazendo versões do quadros baseados na crise económica europeia. 

"Eu poderia passar uma semana em Londres fazendo a pintura de um banco em fogo e em seguida, sair do país e fazer três ou quatro coisas bonitas", disse ele.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento