Adolescente é protagonista de novo romance de Elena Ferrante
A protagonista no novo livro de Elena Ferrante, "La vita bugiarda degli adulti" ("A vida mentirosa dos adultos", em tradução livre), é uma adolescente de 12 anos que vive em uma casa repleta de livros e não quer decepcionar os pais professores.
O volume chega às livrarias italianas no dia 7 e é o primeiro romance inédito de Ferrante desde "A história da menina perdida", quarto e último volume da série "A amiga genial", publicado em 2014.
O livro foi apresentado à imprensa em versão digital protegida por senha e é ambientado em Nápoles, porém desta vez em Rione Alto e no nobre bairro de Vomero, não mais na periferia de Lila e Lenù.
Em 336 páginas, Ferrante conta as transformações, as dificuldades, o crescimento, o desencanto, as traições e as mentiras dos adultos na vida da adolescente Giovanna, apelidada de Giannina, que enfrenta a dissipação de suas certezas, o divórcio dos pais e uma pouco exultante iniciação amorosa.
Sem Lila e Lenù, o livro tem como ponto mais intenso a relação entre Giovanna e a tia paterna Vittoria, excluída da família por seu pai, que a define como "feia e malvada".
Quando é comparada pelo pai à tia, a adolescente entra em crise, questiona a própria beleza e faz de tudo para encontrar Vittoria, que será o estopim para um caminho de descoberta na vida da jovem.
"Olhei por poucos segundos seu rosto sem maquiagem, depois olhei para o chão. Vittoria me pareceu de uma beleza tão insuportável que considerá-la feia se tornava uma necessidade", diz um trecho do romance, em tradução livre para o português.
A narrativa do livro também indica o possível nascimento de uma nova saga, como esperam muitos leitores. A escritora italiana - cuja identidade é mantida em segredo, apesar de algumas tentativas de descobri-la - já vendeu 10 milhões de cópias ao redor do mundo com a tetralogia "A amiga genial".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.