Topo

Unesco reconhece construções de pedras secas como patrimônio

Unesco reconheceu como técnicas de construção de estruturas de pedra por meio da colocação de uma rocha sobre a outra - Ansa
Unesco reconheceu como técnicas de construção de estruturas de pedra por meio da colocação de uma rocha sobre a outra Imagem: Ansa

De Roma (Itália)

28/11/2018 14h42

A Unesco tombou nesta quarta-feira (28) a "arte das paredes de pedra seca" como Patrimônio Imaterial da Humanidade, atendendo a um pleito de oito países da Europa: Chipre, Croácia, Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Itália e Suíça.

Com isso, a entidade reconhece como bem intangível as técnicas de construção de estruturas de pedra por meio da colocação de uma rocha sobre a outra, dispensando qualquer tipo de material para o assentamento, à exceção de terra seca em alguns casos.

Esse tipo de edificação é comum em áreas rurais dos oito países, especialmente em terrenos íngremes, mas também está presente em zonas urbanas.

"A estabilidade dessas estruturas é garantida por meio da escolha e colocação cuidadosa das pedras, e as estruturas de pedra seca moldaram diversas paisagens", justificou a Unesco.

Segundo a entidade, tais técnicas são usadas desde a pré-história e têm um "papel vital" para evitar "deslizamentos, enchentes e avalanches", combatendo a erosão do solo e a desertificação.

"As estruturas de pedra seca são sempre feitas em harmonia com o meio ambiente, e suas técnicas exemplificam a relação harmoniosa entre o ser humano e a natureza", acrescentou a Unesco.

Coreias

A entidade também reconheceu como Patrimônio Imaterial o "ssireum", um estilo de wrestling bastante popular nas Coreias do Sul e do Norte. Essa é a primeira vez que os dois países apresentam uma candidatura conjunta na Unesco.

"O fato de que as duas Coreias decidiram juntar suas candidaturas é sem precedentes", declarou a diretora-geral da organização, Audrey Azoulay. O "ssireum" é esporte nacional no Sul e no Norte e está ligado às tradições rurais dos dois países.