Topo

Festival de Cannes será palco de debate sobre assédio

Funcionário exibe a Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes - Regis Duvignau/Reuters
Funcionário exibe a Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes Imagem: Regis Duvignau/Reuters

De Lecce (Itália)

13/04/2018 18h39

O Festival de Cannes, que ocorre entre os dias 8 e 19 de maio, dará destaque à mobilização contra o abuso e o assédio sexual. O anúncio foi feito pela atriz italiana Jasmine Trinca, que recebeu, nesta sexta (13), durante o Festival de Cinema Europeu, o prêmio "Oliveira de Ouro" pela sua carreira.   

"O nosso movimento na Itália, o 'Dissenso Comune', criado por um grupo de atrizes italianas, agora será divulgado para todas as mulheres", explicou Trinca. Segundo ela, os movimentos contra a violência sexual se reunirão em Cannes para tentar criar uma "federação" que apresente "propostas concretas".   

"Como a criação de um código ético, a 'limpeza' dos locais de trabalho, a extensão do tempo para apresentar denúncias contra abusos e a criação de um fundo pela tutela legal de vítimas", acrescentou.   

As campanhas contra o assédio ganharam força em 2017, após o produtor cinematográfico Harvey Weinstein ser acusado de abuso por dezenas de mulheres. Desde então, através dos movimentos "MeToo" ("Eu também") e "Time's Up" ("Seu tempo acabou"), diversas mulheres foram inspiradas a relatar situações de violência sexual.