Topo

Ícone do jazz, pianista Keith Jarrett será homenageado na Bienal de Veneza

De Veneza (Itália)

20/02/2018 21h18

O pianista e compositor norte-americano Keith Jarrett será homenageado com o prêmio "Leão de Ouro", categoria máxima da Bienal de Arte de Veneza. Por sua vez, o "Leão de Prata" irá ao compositor franco-argentino, Sebastian Rivas.

As entregas acontecerão durante o 62º Festival Internacional de Música Contemporânea da Bienal, que ocorre entre 29 de setembro e 7 de outubro. Durante o evento, Jarrett, 72, fará uma performance improvisada no piano.

Com improvisações mesclam o jazz com outros estilos musicais, como o gospel, blues e música erudita, o pianista, parceiro de nomes como Miles Davis e Art Blakey, é considerado uma lenda do estilo.

Seu álbum mais famoso, o ao vivo "The Köln Concert" (1975), se tornou o disco de jazz de um artista solo mais vendido de todos os tempos e o disco, com mais de 3,5 milhões de cópias.

Já Rivas apresentará a ópera moderna "Aliados" durante a premiação - que acontece em 6 de outubro. O franco-argentino iniciou seus estudos em música com o saxofone, partindo primeiramente para o rock e depois para o jazz e a música improvisada.