Topo

Louvre perde 1,2 milhão de visitantes, mas ainda é o museu mais visitado

30.dez.2016 - Soldado faz a segurança dos arredores do Museu do Louvre, em Paris, na França  - Ena/AP/REX/Shutterstock
30.dez.2016 - Soldado faz a segurança dos arredores do Museu do Louvre, em Paris, na França Imagem: Ena/AP/REX/Shutterstock

De Roma (Itália)

29/03/2017 15h59

Apesar do medo de ataques terroristas e de registrar uma queda de 1,2 milhão de visitantes, o icônico museu do Louvre, em Paris, ainda mantém o posto de museu mais visitado do mundo, segundo pesquisa divulgada pelo "Giornale dell'Arte" ("The Art Newspaper").

A instituição francesa registrou 7,4 milhões de visitantes em 2016 (contra 8,6 milhões em 2015), ficando à frente do nova-iorquino MET (Metropolitan Museum of Art), com sete milhões, e do britânico British Museum, com 6,4 milhões de visitantes. 

A queda no número de turistas no local vem acontecendo desde 2014, quando Parisc começou a enfrentar uma nova onda de atentados terroristas. 

Desde então, o setor do turismo vem sofrendo com constantes quedas nos números. Mesmo assim, eles se mantêm em um número altíssimo na comparação mundial.   

A National Gallery, de Londres, subiu para a quarta colocação do ranking, com 6,2 milhões de visitantes, enquanto os Museus Vaticanos caíram para quinto, recebendo pouco mais de seis milhões de pessoas.   

Também estão entre os dez primeiros o Tate Modern de Londres (5,8 milhões), Nacional Palace de Taipé (4,6 milhões), National Gallery of Art de Washington (4,2 milhões), Hermitage de São Petersburgo (4,1 milhões) e o Reina Sofia de Madri (3,6 milhões).   

O primeiro museu italiano que aparece na lista é a Galleria degli Uffizi, em Florença, que recebeu pouco mais de dois milhões de visitantes em 2016. 

Entre os museus italianos, o que chamou mais a atenção foi o Reggia di Venaria Reale, que fica em Piemonte. A instituição foi a quinta mais visitada do país no ano passado, com mais de um milhão de visitantes, sendo que no ano anterior ocupava a 10ª posição entre as entidades do "Belpaese".