Topo

Escritores italianos criam "escolas de leitura" para jovens

"O Apanhador no Campo de Centeio", de J. D. Salinger, é uma das obras usadas no projeto "Piccoli Maestri" - Divulgação
"O Apanhador no Campo de Centeio", de J. D. Salinger, é uma das obras usadas no projeto "Piccoli Maestri" Imagem: Divulgação

12/03/2014 11h09

Com o objetivo de incentivar a leitura entre os adolescentes, um grupo de escritores italianos se uniu para criar o projeto "Piccoli Maestri", ou, em tradução literal, "Pequenos Mestres". Por meio dele, diversos autores disponibilizam seu tempo e sua paixão pelos livros para participar de "escolas de leitura" itinerantes voltadas para jovens do segundo grau e dos ensinos fundamental e médio.  

A iniciativa foi batizada com o nome do romance homônimo de Luigi Meneghello sobre a resistência italiana durante a Segunda Guerra Mundial e nasceu em 2011 a partir da ideia de Elena Stancanelli. Ela se inspirou em trabalhos semelhantes desenvolvidos pelos escritores Dave Eggers, que fundou o "826 Valencia" nos Estados Unidos, e Nick Hornby, criador do "Ministry of Stories", de Londres.  

Em geral, os livros lidos durante essas aulas têm personagens jovens como protagonistas, como "O Apanhador no Campo de Centeio", de J. D. Salinger, "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry, "O Castelo", de Franz Kafka, "Romeu e Julieta", de William Shakespeare, e "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen. "É o amor pela leitura, mais do que pelo romance, que nos guia.  

Existem aqueles que trazem trechos de filmes, slides, e aqueles que trazem apenas páginas e basta", conta Federico Cerminara, uma das almas do projeto e responsável pelo blog do "Piccoli Maestri". "Nosso sonho é ter um lugar físico onde possamos nos encontrar, organizar reuniões ou fazer atividades", completa.