Entretenimento

No aniversário de Gabriel Garcia Márquez, "Cem Anos de Solidão" ganha versão digital

Divulgação
Capa do livro "Cem Anos de Solidão", escrito por Gabriel Garcia Márquez Imagem: Divulgação

Bogotá

05/03/2012 18h23

O escritor colombiano Gabriel García Márquez completa 85 anos nesta terça-feira (6), e seu presente será a publicação para leitura digital de seu livro "Cem anos de solidão", anunciou hoje sua agente literária, Carmen Balcells.

Balcells lembrou que este é um ano representativo para o escritor, já que, além de completar 85 anos, comemorará 60 anos da publicação de seu primeiro conto "A terceira resignação"; 30 anos da entrega do Prêmio Nobel, concedido a ele em 1982; e dez anos do lançamento de seu livro de memórias "Viver para contá-las".

A agente ainda afirmou que "faz muito tempo que tenho o contrato assinado por Gabo para que 'Cem anos de solidão' seja publicado em formato digital, mas eu disse que esse momento, com a confluência de datas, veio de bandeja, ou seja, agora é o momento exato".

Sobre o estado de García Márquez, ela observou que ele anda "um pouco abatido" e com um olhar de "nostalgia". A primeira edição de "Cem Anos de Solidão" saiu em maio de 1967, publicada pela editora Sudamericana em Buenos Aires. Desde então, o livro foi traduzido para 35 idiomas, vendendo milhões de exemplares.

Autor de obras-primas da literatura em espanhol como "O amor nos tempos de cólera", "Ninguém escreve ao coronel" ou "Crônica de uma Morte Anunciada", García Márquez nasceu no dia 6 de março de 1927 na cidade colombiana de Aracataca.

Misturando fantasia e realidade, o livro "Cem Anos de Solidão" conta a história de sete gerações da família Buendía no povoado fictício de Macondo, situado em algum lugar da costa colombiana entre os séculos XIX e o XX.

*Com informações da AFP.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo