Topo

No aniversário de Gabriel Garcia Márquez, "Cem Anos de Solidão" ganha versão digital

Capa do livro "Cem Anos de Solidão", escrito por Gabriel Garcia Márquez - Divulgação
Capa do livro "Cem Anos de Solidão", escrito por Gabriel Garcia Márquez Imagem: Divulgação

Bogotá

05/03/2012 18h23

O escritor colombiano Gabriel García Márquez completa 85 anos nesta terça-feira (6), e seu presente será a publicação para leitura digital de seu livro "Cem anos de solidão", anunciou hoje sua agente literária, Carmen Balcells.

Balcells lembrou que este é um ano representativo para o escritor, já que, além de completar 85 anos, comemorará 60 anos da publicação de seu primeiro conto "A terceira resignação"; 30 anos da entrega do Prêmio Nobel, concedido a ele em 1982; e dez anos do lançamento de seu livro de memórias "Viver para contá-las".

A agente ainda afirmou que "faz muito tempo que tenho o contrato assinado por Gabo para que 'Cem anos de solidão' seja publicado em formato digital, mas eu disse que esse momento, com a confluência de datas, veio de bandeja, ou seja, agora é o momento exato".

Sobre o estado de García Márquez, ela observou que ele anda "um pouco abatido" e com um olhar de "nostalgia". A primeira edição de "Cem Anos de Solidão" saiu em maio de 1967, publicada pela editora Sudamericana em Buenos Aires. Desde então, o livro foi traduzido para 35 idiomas, vendendo milhões de exemplares.

Autor de obras-primas da literatura em espanhol como "O amor nos tempos de cólera", "Ninguém escreve ao coronel" ou "Crônica de uma Morte Anunciada", García Márquez nasceu no dia 6 de março de 1927 na cidade colombiana de Aracataca.

Misturando fantasia e realidade, o livro "Cem Anos de Solidão" conta a história de sete gerações da família Buendía no povoado fictício de Macondo, situado em algum lugar da costa colombiana entre os séculos XIX e o XX.

*Com informações da AFP.